Oxímetro é um grande aliado contra o COVID-19

Oxímetro é um grande aliado contra o COVID-19. Tenha em casa!

A procura pelo oxímetro vem crescendo. É um aparelho que pode salvar vidas. Entenda o que é, como é usado e onde comprar um oxímetro!

É importante ter oxímetro em casa?

Todos nós devemos ter um kit médico ou de primeiros socorros em casa para lidar com situações de emergência. É importante ter algumas ferramentas sempre à disposição, como um termômetro, bolsa térmica, álcool, soro fisiológico, entre outros.

Assim como o oxímetro, um aparelho que vem se tornando cada vez mais importante. Já ouviu falar deste equipamento?

O oxímetro é um aparelho bastante conhecido na área médica por ser eficiente e não invasivo. Com a pandemia em decorrência do COVID-19, seu uso se tornou também domiciliar.

Isso porque, o oxímetro mede o nível de oxigênio na corrente sanguínea. Se a quantidade deste elemento no sangue estiver abaixo do que deveria, a pessoa pode ter alguns problemas de saúde mais sérios, como a hipoxemia.

Uma condição complexa, que pode provocar lesões graves nos tecidos e até mesmo a morte. Isso porque, as células do nosso corpo precisam de oxigênio – que é levado pelo fluxo sanguíneo – para funcionar perfeitamente.

As células do cérebro, por exemplo, podem morrer após 5 minutos sem oxigênio. Embora o risco seja enorme, essa condição pode ser silenciosa. E é por este motivo que o oxímetro se tornou tão importante.

Com ele, as pessoas podem medir a quantidade de oxigênio no sangue em casa e ter o resultado em segundos. Caso algo esteja errado, basta correr para o hospital.

Oxímetro salvou vidas na pandemia

Em uma época de pandemia no qual o principal sintomas do vírus é a falta de ar – leve, moderada ou grave – ter um aparelho que faz essa medição rapidamente é fundamental para salvar vidas.

Inclusive, muitos especialistas indicam que este pequeno equipamento já conseguiu salvar um grande número de vidas que detectaram o baixo nível de oxigênio no sangue em casa e foram diretamente para o pronto-socorro antes que algo mais grave acontecesse.

Como o oxímetro funciona?

O oxímetro é um aparelho compacto, muito fácil de usar. A pessoa precisará apertar o prendedor do equipamento e colocar um dos dedos dentro do espaço do oxímetro – o dedo ficará pressionado entre o aparelho.

Solte o prendedor e ligue o oxímetro. Neste momento, feixes de luz passarão através do sangue para mensurar a porcentagem do transporte de oxigênio. Após alguns segundos, as medidas serão informadas na tela do aparelho.

A medição será entre 0% a 100%, sendo que o nível considerado normal de saturação de oxigenação humana, de acordo com médicos, é entre 95% e 100% – exceto para pessoas que já tenham outras doenças crônicas que impactam este nível.

De 93% para baixo, já é considerado uma porcentagem de alerta. Se este for o caso, ir ao médico imediatamente é a melhor opção. Muitas vezes essa condição é silenciosa, o que a torna ainda mais perigosa.

É um método não invasivo, sem precisar furar o paciente ou esperar bastante tempo pelo resultado. É muito simples. Além disso, este método também faz a leitura da frequência cardíaca.

É importante não movimentar o dedo ao colocar no aparelho e evitar unhas com esmaltes, dado que pode atrapalhar a medição. De resto, não há contra indicações ou cuidados especiais.

Quando usar o oxímetro?

O recomendado é que as pessoas façam essa medição periodicamente para conferir se está tudo dentro da normalidade.

Caso apresente sinais de falta de oxigênio, como falta de ar, confusão mental, tontura, fortes dores de cabeça, desmaio, coma ou dedos e lábios arroxeados, entre outros, faça a análise imediatamente.

Em situações nas quais a pessoa já tem alguma doença crônica ou está sofrendo com as sequelas do COVID-19, é importante seguir a orientação médica sobre quando fazer essa medição e quais os níveis normais de saturação.

Onde comprar oxímetros? Vale a pena?

Sim, vale a pena. Nós acreditamos que diante de uma situação tão delicada quanto a falta de oxigenação na corrente sanguínea, é importante estar sempre atento para conferir se está tudo bem ou se é preciso ir ao hospital.

Como dissemos, é um aparelho que pode salvar vidas e evitar sequelas de possíveis doenças. Não é um item caro, na realidade, é bastante acessível. Pela sua tecnologia e eficiente, muitos acreditam que terão um valor alto, mas não é.

É possível encontrar oxímetros de cores e modelos variados. Diversas lojas de produtos hospitalares vendem esse aparelho. É fácil de encontrar e ainda mais simples de usar.