6 dicas para evitar doenças bucais

Cuidar da saúde bucal é fundamental para evitar doenças bucais e promover mais qualidade de vida.

Como evitar doenças bucais

As doenças que surgem na boca, essencialmente na gengiva e nos dentes, podem trazer sérias consequências para essa região e também para o organismo de modo geral.

Dessa forma, é fundamental adotar hábitos e práticas que podem prevenir que essas doenças apareçam, principalmente com maior intensidade. Por isso, separamos 6 dicas importantes de como você pode evitar doenças bucais comuns.

1- Escove bem os dentes


A primeira dica que trouxemos também é uma das mais comuns e essenciais que os dentistas dão para os seus pacientes.

Isso porque escovar bem os dentes é o básico de qualquer processo de higienização, promovendo mais saúde e qualidade para a dentição.

Mas não basta escovar apenas uma vez no dia e achar que está tudo bem. A recomendação é que as pessoas tenham o hábito de escovar várias vezes ao dia, sendo no mínimo três.

Entretanto, é ainda mais interessante escovar os dentes sempre após as refeições, para evitar que os alimentos fiquem armazenados nos dentes e que surjam bactérias no local.

Em algumas fases da vida, como em pessoas que estão em um tratamento de aparelho invisível, o esforço para ter uma rotina de escovação por diversas vezes ao dia deve ser ainda maior, aumentando as chances do tratamento dar certo e reduzindo o acúmulo de placas.

2- Use fio dental


A escovação é muito importante para limpar os dentes, a língua e a gengiva. Entretanto, muitos alimentos costumam ficar presos entre os dentes, e as escovas não possuem capacidade de alcançar esse local.

Caso esses alimentos fiquem armazenados nesse espaço por muito tempo, podem causar o surgimento e proliferação de bactérias rapidamente, formando uma placa bacteriana que pode ser bastante prejudicial, causando doenças como:

  • Cáries;
  • Halitose;
  • Gengivite;
  • Tártaro;
  • Periodontite.

Muitas dessas doenças podem causar danos sérios aos dentes, resultando, inclusive, na perda deles, sendo necessário utilizar um implante dentário no lugar.

Dessa forma, apenas o fio dental é capaz de alcançar essa cavidade e retirar os alimentos presos entre os dentes, evitando que tais doenças apareçam e danifiquem a arcada dentária.

3- Enxaguante bucais


Um dos produtos mais utilizados para complementar a higienização bucal são os enxaguantes bucais. Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em escovar os dentes da maneira correta e eliminar placas mais profundas e bactérias diversas.

Dessa forma, os enxaguantes bucais são produtos criados para melhorar ou complementar a higienização bucal, alcançando os espaços de mais difícil acesso.

Isso porque eles possuem uma composição que limpam todo o interior da boca, incluindo a língua, gengiva e os dentes.

4- Evite o tabagismo


O tabagismo por si só é um vício bastante prejudicial. O cigarro ou o tabaco são produtos que afetam a saúde do organismo, podendo causar diversas doenças respiratórias e o câncer.

Além disso, o tabagismo pode causar sérios danos para a saúde bucal, como inflamações.

A prática de fumar acontece diretamente na boca, e a fumaça passa pelos dentes e pela língua.

Além de causar doenças na garganta, o cigarro pode modificar a coloração dos dentes, tornando-os amarelos, sendo necessário sessões de clareamento dental para recuperar a coloração original.

Em casos mais graves, principalmente quando as pessoas utilizam excessivamente, o cigarro pode causar o apodrecimento dos dentes e a perda dental.

5- Evite açúcar em excesso


Alimentos açucarados são bastante prejudiciais para a saúde dos dentes, podendo causar doenças sérias, tendo relação inclusive com o surgimento da diabetes.

Para os dentes, o açúcar em excesso pode causar cáries, acúmulo de bactérias, apodrecimento dos dentes, entre outras doenças.

Assim como falamos anteriormente, caso você esteja em um tratamento dentário, como o uso de aparelho dental invisível, o consumo de açúcares deve ser ainda menor, evitando que o tratamento seja atrapalhado por conta desses alimentos.

Evitando o consumo em excesso de açúcar ou alimentos açucarados, você estará protegendo os seus dentes e seu organismo, evitando que doenças sérias surjam na arcada dentária ou no corpo.

6- Consuma alimentos saudáveis


Por fim, a última dica é para reforçar ainda mais a qualidade da sua saúde bucal.

Quando você for ao seu dentista ou nutricionista, eles certamente passarão uma lista de alimentos que fazem bem para o organismo e para os dentes.

Assim, procurar consumir com frequência esses alimentos, pode ser uma excelente saída para cuidar melhor e reforçar a saúde dos dentes.

Além disso, diversos alimentos podem fortalecer a estrutura dentária, como o cálcio, evitando que doenças apareçam nos dentes.

Alimentos fibrosos, com vitamina D ou K também são nutrientes muito benéficos para a mucosa, contribuindo para a resistência e beleza dental.

Por fim, é importante destacar a necessidade de manter as visitas frequentes ao consultório odontológico.

Isso porque assim é possível preservar a cavidade ao avaliar possíveis doenças que surgirem, tratando-as adequadamente antes que se agravem, ou mesmo promover mais beleza por meio de procedimentos estéticos como a lente de contato dental, que melhora a coloração e alinhamento da estrutura.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.
Postagem Anterior Próxima Postagem