As melhores praias da Bahia

As 7 melhores praias da Bahia

Conheça os destinos mais incríveis do litoral baiano.    

Terra dos encantos, a Bahia é um estado repleto de belas praias. O litoral baiano é o maior do Brasil, com mais de 1.100 quilômetros de extensão de costa, margeada pelo Oceano Atlântico.

Confira aqui algumas sugestões dos melhores destinos litorâneos do estado.

1- Morro de São Paulo

Um dos destinos mais procurados na Bahia é Morro de São Paulo. Esse paraíso fica na Ilha de Tinharé, pertencente ao município de Cairu, um arquipélago formado por 26 ilhas.

Morro de São Paulo é acessível apenas de barco e lá não transitam carros.

O destino compõe a Zona Turística da Costa do Dendê, situada no baixo sul do estado. É famoso por suas praias de água cristalina que formam piscinas naturais, excelentes para relaxar e para a prática de mergulho e snorkeling.

O distrito também oferece uma boa infraestrutura turística com restaurantes, bares e pousadas, além de vida noturna badalada, com muitas festas e luaus.

2- Praia do Forte

Nossa segunda sugestão é a Praia do Forte, localizada no município de Mata de São João, pertencente à região da Costa dos Coqueiros, norte da Bahia.

Uma bela praia, com coqueirais, areias claras e piscinas naturais ideais para praticar snorkeling. Ela oferece uma ótima infraestrutura de bares, hotéis e restaurantes.

Nela, encontram-se também uma unidade do Projeto Tamar, com desova de tartarugas marinhas, e outra do Projeto Baleia Jubarte, já que essas baleias aparecem na costa em alguns períodos do ano.

Há para se visitar, ainda, a Reserva Ecológica Sapiranga e o parque histórico do Castelo do Forte Garcia D’Ávila.

3- Praia Tranquila

Próximo à Praia do Forte, também no município de Mata de São João, está a Praia Tranquila. Como o nome sugere, é uma praia ideal para o desfrute e relaxamento.

Na maré baixa, o encontro do rio com o mar forma piscinas naturais, o que torna o banho excelente para adultos e crianças. Na praia é possível praticar caiaque, canoa canadense, tirolesa e stand up paddle.

Lá está a Costa do Sauípe, considerada pelo Ministério do Turismo como o maior complexo turístico do Brasil, abrangendo resorts, restaurantes, bares, piscinas e estruturas de lazer para todas as idades.

Tudo isso faz dela um excelente destino para uma viagem em família.

4- Caraíva

Caraíva é uma comunidade ribeirinha que pertence ao município de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, extremo sul da Bahia.

É um vilarejo simples para quem procura se desligar da agitação da cidade e quer relaxar ao máximo.

A pitoresca vila fica entre o Rio Caraíva, o oceano Atlântico e uma reserva indígena Pataxó. Ela tem ruas de areia e só recebeu energia elétrica em 2007.

O destino histórico apresenta belas praias, entre elas a da Barra, onde há o encontro do rio com o mar. Na vila há pousadas charmosas, simples moradias e ótimos restaurantes.

Aproveite o clima rústico e tranquilo do local: é uma experiência singular.

5- Arraial D’Ajuda

Outro distrito de Porto Seguro que vale a pena conhecer é o Arraial D’Ajuda, uma pequena vila de praias paradisíacas e paisagens exuberantes.

O local possui falésias em que se pode subir e apreciar a vista. O centro da vila é cheio de bares e restaurantes interessantes.

A Praia de Mucugê, a mais central da localidade, tem um mar tranquilo devido às piscinas naturais formadas pelos recifes.

Na praia há barracas que organizam luaus em determinados períodos do ano. Lá também está localizado o maior parque aquático do estado, o Eco Parque Arraial d’Ajuda, uma atração ótima para as crianças.

6- Barra Grande

Nossa próxima sugestão de viagem é ao povoado costeiro Barra Grande, que integra a Península de Maraú, litoral sul da Bahia.

O município de Maraú é chamado pela mídia de “Polinésia Baiana” devido à rara beleza de suas paisagens e à transparência de suas águas.

Em Barra Grande estão três das principais praias da região, a Ponta do Mutá, Praia dos Três Coqueiros e Bombaça.

Elas ficam bem na pontinha da península, na curva entre a baía e o mar aberto, proporcionando um excelente visual. Entre elas, a Ponta do Mutá é um dos melhores lugares para se assistir ao pôr do sol em Maraú.

7- Itacaré

Localizada na Costa do Cacau, maior região produtora de cacau do Brasil e que abriga grandes áreas de Mata Atlântica preservada, Itacaré é um verdadeiro paraíso que encanta pela diversidade de paisagens e experiências que proporciona.

Há praias para todos os gostos, desde as badaladas e repletas de infraestrutura até desertas, cercadas pela mata. A região é boa para o banho de mar e também para a prática de surfe, já tendo sediado a Liga Mundial de Surfe.