Qual o valor da franquia do seguro

Um seguro auto é de vital importância nos dias atuais, principalmente para quem possui carro e vive em grandes cidades ou capitais, onde os índices de violência costumam ser mais altos.

Além da violência e a possibilidade de ter o carro furtado, o trânsito nas metrópoles é muito mais intenso e costuma ser comum haver pequenas colisões, eis que entra a importância de ter um seguro.

Apesar de serem conhecidos e populares, ainda existem muitas dúvidas a respeito do funcionamento de seguros, uma das dúvidas que persiste até hoje é sobre o valor da franquia do seguro auto.

Esse texto tem como intuito explicar de forma mais detalhada sobre esse assunto, confira!

Franquia do seguro

O que é franquia de seguro?


O processo chamado de franquia de seguro funciona da seguinte maneira: quando há perda parcial, ou seja, quando ainda há salvação para o carro, uma parte do preço do conserto fica por conta do segurado e outra parte por conta da seguradora.

Esse acordo financeiro é a franquia de seguro, e tudo isso está predefinido em contrato, no momento em que o segurado assina.

A importância dessa quantia se dá também para fazer com o que o motorista em questão seja mais responsável no trânsito, para evitar danos no seu veículo e também para proteger a sua própria vida e a dos outros.

Caso não haja responsabilidade e o motorista sofra uma colisão, ele terá que arcar com as despesas da franquia, visto que é algo acordado no contrato.

É importante ressaltar um ponto que é a respeito de que a franquia do seguro não cobre perda total, apenas perdas parciais, então em casos de roubo em que não há recuperação ou incêndio, entre outras situações de perda total, não há cobertura da franquia.

Qual é o valor da franquia de seguro?


Essa é uma dúvida que todos que estão considerando assinar um contrato de seguro compartilham.

Entretanto, não há uma resposta certa para essa pergunta, visto que cada caso é um caso, assim como cada seguradora é uma seguradora.

Além disso, outros fatores irão influenciar no valor, tais como o modelo do carro e o perfil do motorista, e no fim das contas a seguradora irá fazer o cálculo e informar qual será o valor da franquia.

Há um ponto importante e que precisa ser lembrado: a seguradora só irá pagar a sua parte após o conserto, ou seja, o segurado terá que arcar com todas as despesas durante o processo de conserto, e só no final é que a quantia da seguradora será paga.

Outro ponto importante são os tipos de franquia que comumente são oferecidas, veja a seguir quais são elas!

Franquia normal


Esse modelo é geralmente utilizado como base nas cotações. É um dos mais escolhidos na hora da contratação. O seu valor é considerado médio, inclusive quando comparado a outros tipos de franquias, como a majorada e a reduzida.

Franquia majorada


A majorada compensa mais para quem possui um baixo histórico de sinistros e não costuma ter problemas no trânsito.

Franquia reduzida


Esse tipo de franquia é recomendado para quem não é muito experiente, quem é mais inseguro ou para quem costuma se envolver em um número considerável de acidentes. Ela custa metade do valor da franquia normal.

Franquia isenta


Essa é a menos comum, pois esse modelo nem sempre é oferecido por todas as seguradoras. Na franquia isenta, em caso de danos parciais ao veículo, o segurado não precisa gastar, o que faz com que todo o preço do conserto fique a cargo da seguradora.

É possível parcelar o valor da franquia do seguro?


Isso não envolve diretamente a seguradora, considerando o que visto acima sobre que o pagamento da quantia da seguradora só será feito após o carro ser liberado.

A questão financeira de pagamento do conserto vai depender do que for acertado entre motorista e mecânico.

Lembre-se que a franquia do seguro é algo muito importante, e mesmo que ela vá afetar o preço da apólice, ela continua sendo essencial para precaver o condutor de ter danos muito mais negativos no futuro.

Hoje você aprendeu um pouco mais sobre a franquia do seguro, se gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre assunto da área, não deixe de acompanhar os outros posts!
Postagem Anterior Próxima Postagem