O desfile de moda política na posse de Joe Biden

O desfile de moda política na posse de Joe Biden

A moda e a política andam juntas.  

A posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou a atenção do mundo da moda. A verdade é que grandes eventos como esse sempre despertam o interesse, afinal, a forma de vestir diz muito sobre uma pessoa.

Portanto, todos os olhos do mundo voltaram-se para o novo presidente, a primeira-dama e os convidados presentes na cerimônia.

Assim, podemos dizer que o político deixou as intenções claras ao escolher um terno personalizado para o primeiro dia na presidência.  

Quer saber o que mais fez sucesso? Continue lendo este conteúdo. Você vai perceber que, mesmo em eventos sociais como esse, a moda está presente.

Até cuecas tech podem ser escolhidas por grandes personalidades, para que se sintam mais seguras.  

Roxo entre as mulheres poderosas

O roxo é uma cor secundária, feita a partir da união de vermelho e azul. A escolha dessa cor no look usado pelas mulheres que estiveram presentes na posse de Biden, como a vice, Kamala Harris, as ex-primeiras-damas Michelle Obama e Hillary Clinton, não aconteceu por acaso.   

Vermelho e azul são uma mistura dos dois partidos políticos mais conhecidos dos Estados Unidos, o Republicano e o Democrata.

Além disso, a cor está relacionada à luta feminina pelo direito ao voto. Os looks de Kamala e Michelle são assinados por Christopher John Rogers e Sergio Hudson.  

Paz e harmonia nos looks das famosas

As cantoras Lady Gaga e Jennifer Lopez apresentaram-se na cerimônia de posse e apostaram em looks que expressassem o desejo pela paz.

Gaga optou por um vestido vermelho e preto, característico de seu visual mais chamativo, da Schiaparelli, finalizando com um broche de uma pomba dourada. Por outro lado, JLo preferiu um vestido branco com brilho, da Chanel.  

Amarelo e vermelho no look da poetisa

Outro destaque foi a Amanda Gorman, poetisa que leu um de seus poemas durante o evento, pedindo por união. Ela apostou em um sobretudo amarelo da Prada, finalizando o visual com uma headband vermelha nos cabelos.  

A ideia foi transmitir a luta pela diversidade, e tudo fez ainda mais sentido com o anel usado por Amanda. O acessório possui um pássaro em uma gaiola, símbolo de liberdade. Ele foi um presente de Oprah Winfrey.   

Primeira-dama e tons de azul

Jill Biden, a nova primeira-dama, preferiu apostar em algo mais sério e sem tanto significado. Os tons de azul despertaram o interesse de quem acompanhou a posse, transmitindo confiança e estabilidade.   

Outro destaque foi o tecido, o tweed. O material seguiu a mesma linha conservadora obtida com a cor azul. A marca responsável pelo look foi Makarian, da estilista Alexandra O’Neill. Inclusive, ela foi a responsável por explicar o significado e a escolha pelo visual todo azulado.  

Terno e sobretudo para Joe Biden

O último destaque durante a cerimônia foi o próprio presidente recém-eleito. Ele escolheu um terno preto, acompanhado de um sobretudo na mesma cor, ambos da Ralph Lauren. A ideia foi transmitir poder e sobriedade.

Alguns sites afirmam que o terno foi encomendado especialmente para o evento, combinando bastante com os tons de azul usados pela primeira-dama.

Além disso, Biden ter escolhido a Ralph Lauren não foi um acaso. Atualmente, a marca trabalha com inclusão e diversidade, posicionamentos defendidos pelo presidente desde a candidatura.  

Moda e política

Não é a primeira vez que a moda e a política andam juntas. Em posses de outros presidentes norte-americanos e nas entrevistas dadas tanto para revistas quanto jornais, já é possível ver como a forma de vestir fala muito sobre essas personalidades.  

Inclusive, logo que assumiu como vice-presidente, Kamala deu uma entrevista para a Vogue, na qual foi possível ver um contraste entre seu lado sóbrio e outro mais descolado — ela apareceu usando um Converse All Star em uma das fotos.