exercícios para fazer em casa durante a pandemia

5 exercícios para fazer em casa durante a pandemia

Quarentena não deve ser desculpa para deixar de se exercitar, saiba como ficar em forma mesmo permanecendo em casa. 

Já não é mais segredo para ninguém que a pandemia atual causada pelo novo coronavírus é um evento histórico que nos forçou a repensar todas as dinâmicas sociais, incluindo trabalho e estudos.

Uma das principais recomendações para sua prevenção é o distanciamento social, ficar em casa se tornou praticamente obrigatório para quem tem essa opção.    

Uma consequência direta disso é que temos passado mais horas sentados, seja pelo home office, a aula online ou mesmo a chamada de vídeo com amigos.

Exatamente por isso, colocar uma roupa fitness adequada e praticar atividade física se tornou mais importante do que nunca.

A verdade é que ficar em casa não é desculpa para não se exercitar, existem diversas modalidades que não necessitam de aparelhos especiais para serem executadas, ninguém precisa virar atleta do dia para a noite.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que façamos, pelo menos, 150 minutos de atividade por semana.

Ou seja, com 30 minutos de atividade física por dia e o final de semana livre para descansar, sua qualidade de vida melhora muito.

Escadas

Subir e descer escadas são exercícios físicos tão completos que, mesmo as academias têm aparelhos que simulam esta atividade.

Caso você tenha uma escada em casa, poderá usar isso ao seu favor. A dica é começar aos poucos, especialmente para quem está parado há muito tempo, e ir avançando progressivamente.

O ideal é que você esteja com o tênis bem amarrado para não correr o risco de tropeçar e que sua roupa seja mais justa para que não afete o seu campo de visão.

Vale lembrar que os movimentos de subida e descida diferem e são complementares, faça os dois!

Calistenia

A calistenia é uma prática ampla que envolve uma série de exercícios e utiliza o peso do próprio corpo para realizar o exercício.

É considerada por muitos uma das melhores formas de definir o tônus muscular e é a favorita daqueles que prezam por autonomia, uma vez que grande parte de seus exercícios podem ser feitos em casa, em quadras ou em praças.

Exercícios como o polichinelo, a prancha e o abdominal são ótimas formas de começar. À medida que você for sentindo o corpo se adaptar a eles, avance para aqueles mais elaborados.

Uma boa forma de aprender outras modalidades da prática é através das largas comunidades de calistenia que existem nas redes sociais.

Invista um tempo nessa pesquisa e se engaje com fóruns, depoimentos e tutoriais elaborados por outros usuários da rede, adeptos dessa modalidade de exercício.

Dance

Atividade favorita de quem não curte exercícios mais tradicionais, a dança é uma ótima opção para se mover sem sair de sua sala e ela pode ser feita de diversas formas.

Uma delas, mais descontraída, só vai exigir de você uma boa playlist e um pouco de espaço.

Entretanto, quem quiser levar a atividade um pouco mais a sério e de quebra aprender novos passos, pode acompanhar aulas de dança através de vídeos em plataformas como o Youtube.

Alongue-se

Pode parecer que não, mas o alongamento é uma atividade física por si só. É essencial, na verdade, que todas as pessoas se alonguem antes e depois de qualquer atividade física, mas a proposta aqui é investir 30 minutos do seu dia com uma série de alongamentos que vão te ajudar a viver melhor.

Assim como a dança e a calistenia, existem diversas séries de alongamento simples na internet para você acompanhar e pôr em prática.

Pular corda

Quem acredita que pular corda é brincadeira de criança está bem enganado, apesar de ser uma das atividades favoritas entre os pequenos na hora de se divertir, também é um ótimo exercício que pode ser praticado em casa e substitui bem a corrida para quem busca uma atividade aeróbica.

Assim como no caso das escadas, é preciso atenção a roupa e ao tênis utilizados para que eles não prendam na corda e você se machuque. O ideal, mais uma vez, são roupas justas, mas não apertadas, e o cadarço sempre bem amarrado.