5 dicas de como escolher a melhor cama

Decisão precisa levar em conta orçamento, perfil de quem vai dormir e gosto pessoal.

Estudos apontam que passamos, pelo menos, 1/3 de nossas vidas dormindo. O descanso é fundamental para a manutenção da vida. Sem uma boa noite de sono, toda a saúde fica comprometida. 

Cama

Ao adormecer, nosso corpo se regenera, a memória se consolida e novas células são produzidas para encararmos mais um dia. Por isso, a escolha da cama é coisa séria! E não é uma tarefa tão fácil. Afinal, como saber qual é a melhor cama box com tantas opções no mercado e todas tão parecidas?

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudar nessa importante decisão que impacta diretamente no bem-estar e qualidade de vida. Confira!

1. Modelo


Na hora de pesquisar sobre modelos de camas, são muitas as opções encontradas. Das convencionais, com pés altos e cabeceira, aos modelos box, que se consolidaram como queridas dos consumidores.

Para decidir qual o modelo ideal, o consumidor deve considerar seu gosto pessoal, seu estilo de vida e seu orçamento. Também é importante considerar o clima do local em que vive. Nos locais muito úmidos, por exemplo, uma cama de pés altos pode ser melhor que uma de modelo box, uma vez que o ar circula melhor pelo colchão, prevenindo o aparecimento de bolor.

2. Dimensão


Antes de comprar uma cama, é essencial medir o espaço em que o móvel será colocado. Para cômodos pequenos, uma cama muito grande pode atrapalhar a circulação de pessoas e a higienização do ambiente.

Também é importante levar em consideração a altura e o peso das pessoas que irão dormir na cama. Pessoas baixas podem ficar bastante confortáveis em uma cama de casal convencional. Aqueles com mais de 1.80 m de altura, no entanto, podem ficar com os pés para fora. É preciso definir se o tamanho será de casal convencional, queen ou king size.

Para os solteiros também há variações, como as chamadas “de viúva”, um pouco mais largas.


3. Função

A principal característica de uma boa cama é ser confortável para aconchegar as pessoas durante o sono. No entanto, esse móvel também pode ser multifuncional, a exemplo dos modelos que contam com baús acoplados. Nas camas de pés altos, o baú pode estar na cabeceira. 

Nos modelos box, o baú fica escondido embaixo do colchão e conta com um sistema de amortecedores, que facilitam o processo de levantar e abaixar a peça, conferindo maior durabilidade ao móvel. 

Aqueles que vivem em ambientes pequenos podem tirar proveito de uma cama multifuncional, principalmente para guardar o enxoval de cama, que costuma ser bem volumoso.

4.“Acessórios”


No momento de decidir qual modelo adquirir, o consumidor também precisa considerar outros detalhes importantes.

Se a cama for do tipo box, ele deverá escolher o tipo de acabamento que deseja: tecido, couro sintético, camurça, etc. Essa decisão é importante principalmente por conta da limpeza. Um acabamento de tecido branco suja e mancha muito mais rapidamente que um de couro sintético preto, por exemplo.

Outro ponto importante é a escolha da cabeceira. Além da função estética, a cabeceira também ajuda a proteger a cama e o colchão do contato direto com a parede. Novamente: para quem vive em locais úmidos, optar por uma cabeceira pode fazer bastante diferença na durabilidade dos materiais que compõem a cama.

5. Colchão


Por fim, é chegado o momento de definir qual será o colchão escolhido. Ele deve ser exatamente do tamanho da cama para poder ser confortável e ter boa durabilidade.

Além de experimentar vários modelos com texturas e acabamentos distintos, é importante checar o biotipo de quem vai dormir nele. Dependendo do peso da pessoa e das suas doenças de base, pode ser necessário ter um colchão com maior ou menor densidade de espuma.

Uma espuma mais densa é mais dura e compacta. Vai demorar mais tempo para se deformar e pode ser importante para a saúde da coluna, assim como para uma boa noite de sono. Antes da compra é sempre interessante consultar um médico ortopedista a respeito da melhor densidade de colchão para o seu biotipo.
Postagem Anterior Próxima Postagem