dicas de como agradar o pet

5 dicas de como agradar o pet

Dedicar um tempo para passear e ficar ao lado do seu companheiro traz benefícios à saúde do animal.  

Para muitas pessoas, o pet é um verdadeiro filho. Ele precisa de carinho, atenção e cuidados, de forma que possa ter uma boa relação com o dono, capaz de fazer ambos felizes.

Então, nada melhor que garantir a alegria do seu bichinho com alguns agrados, não é?    

Algumas práticas simples fazem toda a diferença na hora de ter um cachorro feliz em casa. Tratam-se de pequenos cuidados que demandam tempo e carinho, mas que são recompensados pela felicidade do animal, sem contar a possibilidade de impactarem positivamente a sua saúde também.

Neste texto, conheça mais sobre como você pode agradá-lo de diferentes formas.

Brinque com ele

Mesmo sendo óbvia, esta é uma dica importante. O seu pet gosta de passar tempo ao seu lado, então, que tal dedicar um tempo do seu dia para brincar com ele?

Pegue aquele brinquedo favorito dele e passe um tempo em sua companhia. Isso não apenas irá diverti-los como também irá reforçar os laços entre vocês dois.

Esse momento é ainda mais relevante se você tem um filhote em casa, já que ele demanda uma atenção maior. A vantagem da brincadeira é que ela também serve para exercitar o seu bichinho, o que só traz benefícios para a saúde dele.

Leve-o para passear

Por falar em exercício, a melhor maneira de conseguir esse objetivo é passeando com o seu animal. Ele necessita disso para socializar corretamente, já que são nessas saídas que ele tem contato com outros animais e humanos. Isso impede que ele se torne muito agressivo, principalmente no caso dos animais que são únicos em casa.

Assim, sempre que sair com ele, permita que interaja e brinque com outros animais, além de cheirá-los. Uma boa ideia é combinar um passeio conjunto, em espaços abertos, como praças e parques, com algum amigo seu que também tenha um animal. Isso ajudará tanto na socialização quanto na saúde dos pets.

Escove os pelos

A escovação dos pelos do cão é outro momento de aproximação entre dono e animal. Isso pode ser bem relaxante para ele, que irá apreciar o movimento da escova cuidadosamente no corpo.

Outra grande vantagem desse ato é a questão estética, com o cão ficando bem mais bonito.

Corte as unhas

Cuidar das unhas do seu animal é tão importante quanto cuidar dos pelos e dos dentes. Cachorros com unhas muito grandes sentem dor e desconforto ao andar, o que pode causar problemas de coluna se não forem tratados.

Além disso, a unha grande pode riscar o piso e a mobília da sua casa, além de enroscar em estofados, com o risco de rasgá-los.

Para contornar o problema, compre um cortador adequado para a tarefa, de acordo com o porte do seu companheiro. Faça um ângulo de 45º em relação à pata, mas tenha atenção: há vasos sanguíneos nas unhas deles.

Se você cortá-los acidentalmente, isso causará muita dor para o pet.

Vá cortando de pouco em pouco. Caso seu cão tenha uma pata rosada ou preta, pare de cortar assim que ver um pequeno ponto escuro no centro: sinal de que você está próximo do vaso sanguíneo.

Se estiver receoso, leve o seu animal até um especialista que faça esse procedimento.

Ofereça ração úmida

Uma forma de agradar o seu cãozinho é oferecer uma ração úmida para ele comer. Esse tipo de alimento é caracterizado por ser mais líquido, contendo mais carboidratos e proteínas.

Recomendo a leitura: Cachorro Pode Comer Melão?

Essas características ajudam o cão a manter-se hidratado, diminuindo os riscos de desenvolver algum problema renal.

A ração úmida também é mais palatável e gostosa, incentivando seu cachorro a consumi-la. Essa característica pode ser explorada caso seu cão precise tomar algum medicamento: você pode misturar o comprimido a ração, e ele não perceberá a diferença, consumindo-o sem problema.

No entanto, o consumo desse tipo de ração requer cuidados. Por ser mais palatável, há o risco do animal ficar “viciado”, recusando-se a consumir outros tipos de alimentos.

Também é preciso estar ciente que essa ração facilita o surgimento de tártaro, o que demanda o dobro de cuidado por parte do dono.