Consulte se o seminovo tem multas rapidamente

Consulte se o seminovo tem multas rapidamente!

Antes de comprar um seminovo é preciso tomar alguns cuidados. Conferir se o veículo tem multas pendentes é um deles. Confira como fazer!  

Como saber se um carro usado tem multas

Comprar um veículo seminovo costuma ser uma grande oportunidade, dado que os valores são mais baixos e a burocracia é menor.

Entretanto, já ouviu o ditado popular “o barato sai caro”?   Se o comprador não tiver alguns cuidados na hora de comprar um automóvel, esse ditado se torna ainda mais verdadeiro.

Isso porque, existem diversos golpes neste segmento, incluindo, vender um carro, por exemplo, com multas pendentes.  

Essa deve ser uma das maiores preocupações ao comprar um seminovo. Afinal, as multas serão de responsabilidade do novo comprador – e os custos também. Então, imagine que acabou de comprar o carro seminovo que tanto desejou.  

Está muito feliz pela conquista e quer começar a usufruir do bem o quanto antes. De repente, descobre que existem várias pendências no nome do carro e você que deverá pegá-las.

De uma hora para outra, o valor que gastou com a compra do bem aumenta consideravelmente.   Muitas pessoas má intencionadas usam deste golpe para se livrar de veículos com pendências que não conseguem pagar.

Assim, não sujam o nome e também não precisam se preocupar em como quitá-las.  

Um absurdo, não é mesmo? Infelizmente, essa situação é bastante comum. Por isso, recomendamos que quando estiver interessado em algum veículo seminovo, não se apresse e tome alguns cuidados antes de fechar negócio.  

A principal medida é a consulta veicular completa. Além de conferir se há ou não multas pendentes, ainda descobre se existem outras irregularidades financeiras ou jurídicas com o automóvel.  

O melhor de tudo é que essa consulta pode ser feita em casa, pela internet sem gastar muito. Se está passando por este processo de compra e quer ter certeza de que será uma aquisição benéfica, faça a consulta veicular agora mesmo.  

Não pule este passo, a chance de se arrepender depois é grande. Confira o que é e como fazer essa consulta e outros métodos para saber sobre as pendências financeiras. Acompanhe!  

Principais formas de consultar se um seminovo tem pendências

Nossa primeira dica é: procure concessionárias de confiança, com recomendações e boas avaliações na internet. É importante ter referências sobre o local antes de fechar negócio para saber se não está sendo enganado.  

Quando a compra é entre pessoas físicas, opte por adquirir de quem você já conhece e confia. De preferência, faça um contrato para ter mais segurança. Mesmo com esses cuidados, não está 100% seguro, então faça as consultas que indicaremos a seguir.  

Sabemos que muitas vezes não é possível comprar de lugares ou pessoas conhecidas, muitos também optam por adquirir pela internet. O que é um grande risco, dado que nem um test drive conseguirá fazer.  

Nestes casos, não deixe de forma alguma, a consulta de lado. Entenda como consultar o histórico do veículo rapidamente.  

Consulta veicular por empresas especializadas

Muitas empresas especializadas em consultas de cpf, cnpj, RENAVAM multas e outros recursos, fazem essa análise rapidamente. São plataformas confiáveis, práticas e rápidas.  

Com esse serviço, você consegue verificar todo o histórico do veículo sem sair de casa, pela internet. Com uma taxa simbólica e alguns dados necessários, em poucos minutos terá todas as informações do automóvel desde o dia em que foi fabricado.  

Ou seja, se já passou por leilão, roubo, multas, financiamento, pendências judiciais ou financeiras, como parcelas do IPVA, entre outros dados.

A consulta veicular é uma ferramenta importante porque consegue descobrir tudo com apenas um serviço.  

Algumas pendências podem levar à confiscação do veículo por parte das instituições financeiras. É um perigo muito grande para você e seu bolso.  

Consulta pela despachante ou DETRAN

Outra maneira de consultar o histórico do veículo é indo até um despachante ou DETRAN, os profissionais desses órgãos contam com um extenso banco de dados sobre os veículos e podem te ajudar a descobrir sobre possíveis multas.  

Basta indicar alguns dados como a placa, RENAVAM ou número do chassi, dependendo do local. Muitos despachantes têm serviços de consulta online, no site deles, mediante ao pagamento de uma taxa.  

No DETRAN, este serviço pode ser acessado gratuitamente. Entretanto, é uma consulta mais restrita às multas. No tópico anterior, demos uma dica de consulta mais abrangente, que indica outros diversos fatores que não somente as penalidades.  

É o mais recomendado, para evitar qualquer tipo de surpresa. Entretanto, ainda sim é uma opção.