Como Planejar Uma Viagem Internacional Saindo de São Paulo

Como Planejar Uma Viagem Internacional Saindo de São Paulo

Se você é de São Paulo e quer saber como planejar a sua próxima viagem internacional, então clique já e confira as dicas desse artigo!

Planejar uma viagem internacional é um aspecto essencial para que você possa curtir, aproveitar ao máximo e não passar por apertos e perrengues no destino que irá.    

Por isso, se você é de São Paulo e quer saber como fazer isso da melhor maneira, você veio ao lugar certo!

Afinal, no artigo de hoje nós iremos te dar dicas fundamentais para você planejar a sua viagem ao exterior saindo de SP! Vamos lá?

Dicas para planejar uma viagem internacional saindo de SP

1. Estabeleça um orçamento e pesquise os custos da viagem

Fazer uma viagem internacional envolve diversos gastos. Por isso, o primeiro e principal ponto que você deve ter atenção refere-se à questão orçamentária.

Quanto você precisará para fazer a sua viagem? Você já possui o dinheiro necessário? Se não, quanto falta? Tudo isso precisa estar bem alinhado para você.

Afinal, viagens são para relaxar, aproveitar, conhecer novos lugares, etc., e não para ficar com dívidas ou passar por perrengues financeiros.

Portanto, organize-se em relação ao dinheiro e tenha controle sobre ele!

E a principal maneira de fazer isso em seu planejamento é criando uma planilha bem detalhada para analisar todos os custos da viagem.

Sendo assim, abra seu computador, notebook ou até mesmo celular e crie uma planilha para colocar todos os itens que envolvem gastos + os valores deles.

Por exemplo, crie uma coluna para passagens, outra para hospedagem, outra para alimentação e assim por diante. E embaixo de cada uma coloque os valores.

E caso você queira mais praticidade, faça buscas na internet por essas planilhas, pois há diversas opções gratuitas para baixar.

Assim, você só precisa adaptá-la de acordo com os números referentes aos custos da sua viagem.

2. Resolva as questões burocráticas de documentação

Para poder entrar em outro país, você precisará de um passaporte válido – a menos que viaje para um destino localizado aqui na América do Sul, como Argentina, Paraguai, Peru, Uruguai, etc.

Portanto, antes de qualquer coisa, resolva essa parte mais burocrática de documentação para não ter dor de cabeça depois.

Isso porque, sem a documentação necessária e dentro da validade, você será barrado.

Além disso, dependendo do destino que você for, não só o passaporte que será necessário, mas o Visto e/ou o Certificado Internacional de Vacinação também.

Inclusive, levando em conta o contexto da Covid-19, este último documento será cada vez mais necessário para visitar outros países.

Por isso, faça uma boa pesquisa e verifique quais documentos serão necessários.

E uma dica importante: procure obtê-la o quanto antes, não deixe para última hora.

3. Pesquise e compre as passagens

Após resolver as questões de orçamento e documentação, é hora de começar a pesquisar as passagens.

A dica aqui é: tenha antecedência e utilize sites e aplicativos que divulguem promoções, ofertas e cupons, para conseguir bons preços!

Quer alguns exemplos? 123Milhas, Decolar, Kayak, ViajaNet, Skyscanner, etc.

Inclusive, utilizando-os você pode fazer comparações para ver o que está compensando mais e, pode também, configurar alertas para que você seja notificado sobre uma promoção ou preço que atingiu o valor que você gostaria.

4. Reserve tudo o que possível

Dependendo do destino no exterior que você for, ele pode ser bastante concorrido. Por isso, reservar tudo o que for possível antes de viajar é essencial, desde a hospedagem até ingressos/bilhetes.

Já pensou se você chega no país e vai comprar um ingresso para uma atração ou um bilhete para um passeio e eles não estão disponíveis, estão esgotados?

Portanto, para ter mais segurança e garantia, não deixe de fazer reservas para a sua viagem internacional.

Inclusive, isso vale também para o dia da viagem! Se você for com seu carro até o aeroporto, pesquise antes por um estacionamento perto do aeroporto Guarulhos para deixar seu veículo! Você não vai deixá-lo na rua, certo?

5. Contrate um seguro viagem

Como sabemos, imprevistos e problemas podem acontecer. Por isso, para ter maior segurança e tranquilidade ao fazer a sua viagem internacional, não deixe de contratar um seguro viagem antes de sair do país.

Inclusive, há muitos destinos onde este item é obrigatório, ou seja, você não entra no país se não tiver um seguro viagem.

6. Monte um roteiro

    Finalmente chegamos a uma das partes mais legais de se planejar uma viagem internacional: a de montar o roteiro.

Aqui, você deve fazer pesquisas na internet e se informar sobre passeios, atrações, tours, lugares etc., de modo a montar o seu roteiro!

Além disso, há três dicas importantes que você precisa se atentar neste tópico:

  1. Veja quais são os horários de funcionamento;
  2. Anote os endereços no celular ou em um bloquinho;
  3. E confira se é necessário ou não comprar bilhetes, ingressos, etc.

7. Troque o Real pela moeda estrangeira

Qual é a moeda utilizada no destino que você irá? Euro? Libra? Dólar? Peso? Ou outra?

De qualquer forma, antes de viajar, você precisará trocar uma certa quantia de Real pela moeda estrangeira, afinal de contas, é com ela que você fará pagamentos e compras no país.

A dica aqui é: se organize com antecedência e compre a moeda local de maneira gradativa, isto é, aos poucos.

Isso porque, o câmbio pode variar bastante. Assim, você pode ir comprando apenas quando ele estiver mais atrativo.

Além disso, leve pelo menos um cartão de crédito ou um cartão pré-pago internacional como outra forma de pagamento.

Não dependa apenas do dinheiro em espécie, pois, e se acontecer algum problema como roubo ou perda?

8. Faça pesquisas e mais pesquisas

Quando o assunto é planejar uma viagem internacional, pesquisar nunca é demais.

Portanto, enquanto o dia da sua viagem não chega, vá pesquisando sobre o destino, sobre lugares imperdíveis, sobre a cultura, as leis, os hábitos, as atrações, as curiosidades, entre outros assuntos.

Dessa forma, você estará cada vez mais envolvido no país e conseguirá aproveitá-lo da melhor maneira possível!

9. Bagagem

Ao planejar a sua viagem internacional, você precisa ser consciente e objetivo na hora de montar a sua bagagem. Então, não exagere.

Em vez de colocar diversas roupas, acessórios e itens que você nem irá usar, faça o seguinte: alguns dias antes da viagem, pesquise como estará o clima no destino.

Assim, você o utilizará como base para fazer as suas malas.

Se vai estar calor, separe apenas peças e acessórios que tenham relação com esse clima. E o mesmo vale para o frio.

Até porque, não tem muito sentido levar peças como shorts, bermudas, regatas, etc., se vai estar frio, não é verdade?

Portanto, seja estratégico e objetivo ao montar a sua bagagem. Evite itens desnecessários.

10. Dia da viagem

No dia da sua viagem, ou melhor, um dia antes dela, procure relaxar, se alimentar direito e dormir bem. E claro, já deixe tudo organizado e preparado (malas, documentos, comprovantes, dinheiro, etc.).

Além disso, no dia da viagem chegue ao aeroporto com pelo menos 2h30 de antecedência para resolver questões como check-in, despacho de bagagem, etc., de maneira tranquila e sem complicações.

Até porque, como sabemos, tem dias que o trânsito de São Paulo é bem complicado! Então é melhor chegar antes e fazer tudo o que tem que ser feito com calma, do que se atrasar ou até mesmo perder o voo!

Fato interessante

Para finalizar, separamos um fato interessante: você sabia que sair de São Paulo de avião em direção a destinos como: Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai e Santiago, no Chile leva menos de 3h30?

Pois é! Então se você quer conhecer um outro país, sem precisar ficar um longo tempo no avião, esses podem ser ótimos destinos para sua viagem!