A Conta Digital do Banco Inter é confiável

A Conta Digital do Banco Inter é confiável?

É comum que o mercado empresarial sofra algumas alterações com o passar dos anos, pois a sociedade e as tecnologias estão em constante avanço.

Justamente por isso, muitas pessoas cogitam a ideia de abrir uma conta digital, haja vista que elas têm se mostrado muito pertinentes e conquistando um espaço significativo.

Contudo, ao pensar nessa possibilidade, muitos questionam se o Banco Inter é realmente confiável, e é justamente sobre isso que falaremos no post de hoje.

Antes de abrir uma conta bancária, é preciso levar em consideração algumas característica. E uma delas é saber se a conta é realmente confiável, e é isso que iremos abordar nesse artigo.

Quando se pensa em banco digital, um dos primeiros que passa na cabeça da grande maioria é o Inter, e isso é totalmente compreensível, uma vez que a instituição tem demonstrado ser o queridinho de muita gente.

Porém, quando se trata de dinheiro, é fundamental que se tenha o máximo de cuidado possível, pois a última coisa que se deseja é que ele seja administrado por uma instituição desonesta. Por isso, falaremos hoje se a conta digital do Banco Inter é confiável, confira!

A história do Banco Inter

Inicialmente, esse tópico pode aparentar ser desconexo com o assunto, mas é completamente o oposto. É através da sua história que se pode chegar numa conclusão mais embasada, afinal de contas, se a instituição possui, desde o momento da sua criação, um histórico solene, sem desrespeitar seus clientes, um crescimento estável e sempre prezando pelo bem estar, é muito mais fácil acreditar na idoneidade.

De maneira similar, se a mesma instituição tem um histórico um tanto quanto dúbio, fica mais difícil crer na seriedade e confiabilidade da empresa.

Apesar de o Banco Inter ter conquistado significativo reconhecimento com a dita “revolução bancária”, contexto onde iniciou-se a aparição constante dos bancos digitais, o Inter tem seu início no ano de 1994.

Entretanto, inicialmente, o seu propósito era de fomentar operações de crédito imobiliário. Nesse ponto, vale salientar que a instituição obteve sucesso, mas a empresa se destacou e acabou se consolidando no mercado através do crédito consignado e Middle Market.

Mas foi somente no ano de 2008 que o Banco Inter recebeu do Banco Central a carta patente, onde passou a ser oficialmente reconhecida como uma empresa autorizada a atuar como banco múltiplo.

Só esse simples fato de o Inter ter recebido essa carta já diz muito sobre a sua confiabilidade, pois o Banco Central é o órgão responsável por controlar, regulamentar e fiscalizar a atuação das instituições financeiras, e seus requisitos são bem exigentes.

Portanto, o Banco Inter ter o aval do BC faz com que seja mais fácil depositar a confiança e, apesar de a empresa ter passado por alguns problemas – algo que eventualmente pode acontecer com todas empresas – vale disseminar que ela vem tentando se reerguer e trazer novas funções e aperfeiçoamentos.

Não é à toa que hoje o banco tenha mais de 3 milhões de clientes, um número que só tende a crescer. Mas se isso não foi o suficiente para lhe convencer, abaixo listaremos alguns tópicos que dão mais certeza sobre a sua confiabilidade.

Por que acreditar na confiabilidade do Banco Inter?

É sempre necessário justificar as afirmativas com fatos ou, até mesmo, questionar os motivos que tornam uma empresa confiável. A instituição possui algumas tecnologias e funcionalidades em seu aplicativo que tornam a experiência muito mais segura e excluem qualquer vestígio de insegurança.

Muitas delas já foram até citadas pelo Banco Inter, mas falaremos sobre elas logo a seguir.

Por que acreditar na confiabilidade do Banco Inter? – Cartão virtual

O cartão virtual é uma tecnologia que a grande maioria dos bancos digitais estão adotando, pois ele confere um alto grau de segurança.

Essa ferramenta consiste basicamente em criar uma versão temporária do cartão principal, contendo uma nova numeração, data de validade e CVV.

Como esses dados são específicos e provisórios, isso evita que o seu cartão possa ser clonado e ideal para ser utilizado em suas compras virtuais.    

É verdade que se trata de uma tecnoligia um tanto simplista. Porém, é inegável afirmar que essa funcionalidade imbui bastante segurança ao titular da conta, uma vez que diversifica a utilidade de cada cartão, impedindo o cartão de ser clonado.

O cartão virtual pode ser utilizado somente uma vez e, após a sua utilização, ele é automaticamente excluído. Mas, como já dito anteriormente, ele só serve para compras online.

Portanto, caso você queira efetuar uma compra em um estabelecimento físico, é necessário ter o cartão em mãos. Contudo, caso você não goste dessa funcionalidade ou da conta digital como um todo, saiba que é perfeitamente possível cancelar conta no Banco Inter na comodidade da sua casa.

Por que acreditar na confiabilidade do Banco Inter? – Bloqueio temporário

Ainda seguindo a linha de funcionalidades voltados para o seu cartão de crédito, o bloqueio temporário é uma das funções que se destacam.

Também sendo implementado em outros bancos digitais, o bloqueio temporário consiste em, literalmente, inutilizar temporariamente o seu cartão.

Com essa função ativa, não é possível realizar nenhum tipo de compra, seja ela física ou online, e isso garante ainda mais segurança para o proprietário do cartão digital.    

Essa é uma tecnologia que tem sido aderida pela maioria dos bancos digitais, e o motivo é bem óbvio. Afinal de contas, assim que você finalizar uma compra em algum estabelecimento, basta bloquear temporariamente.

Assim, evita que terceiros utilizem indevidamente o seu cartão. Dessa forma, evita que terceiros se aproveitem do seu cartão de crédito, uma vez que ele estará infuncional.

Entretanto, como o próprio nome sugestiona, é temporário, não permanente. Isso significa dizer que, caso seja da sua vontade, é possível desbloquear o cartão quando quiser utilizá-lo e, logo em seguida, bloqueá-lo novamente, e você faz tudo isso através do próprio aplicativo.

Salientamos que o bloqueio e desbloqueio é instantâneo e não será necessário aguardar alguns minutos para concretizar o comando.

Por que acreditar na confiabilidade do Banco Inter? – FGC

Essa é uma informação mais voltada para quem pretende investir no banco, pois você obterá maior certeza de ser ressarcido em casos especiais.

Também chamado de Fundo de Garantidor de Créditos, trata-se de um órgão administrador que protege tanto correntistas como investidores, cujo objetivo é garantir a recuperação de até R$ 1 milhão para cada investidor.

Na prática, caso o Banco feche as portas, você irá receber todo o seu dinheiro de volta, desde que não ultrapasse o valor estipulado.

Por que acreditar na confiabilidade do Banco Inter? – I-safe

Para que você se sinta ainda mais seguro nas suas transações bancárias online, o Banco Inter resolveu adotar o “I-safe”, cujo propósito nada mais é que uma espécie de token onde, para realizar qualquer operação, é necessário autenticar com um código que será gerado no seu aplicativo.

Quando essa função foi lançada, algumas pessoas relataram certos problemas em utilizá-lo, mas logo esses bugs foram resolvidos.    

O I-safe dificulta que os seus dados sejam utilizados por terceiros, pois é necessário uma autenticação que só fica disponível em único celular.

O sistema consiste no seguinte: sempre que você quiser transferir um dinheiro, por exemplo, será solicitado que você informe o código i-safe, e esse código será enviado para o número de telefone e e-mail cadastrado.

Sem isso, é impossível dar continuidade a transação e, portanto, é estritamente necessário que você mantenha as suas informações cadastrais constantemente atualizadas para evitar problemas.

O que o Banco Inter oferece?

Como você pôde ter percebido, o Inter é uma conta digital cujo é possível depositar bastante confiabilidade. Sem dúvidas a maneira como o seu dinheiro será tratado e administrado é um ponto onde não há discussão, haja vista que toda a equipe da empresa é muito bem preparada.

Além do mais, é possível garantir que o seu dinheiro será mantido de maneira completamente segura, onde você mesmo terá autonomia sobre os seus aportes.

Contudo, mesmo diante dessas certezas, é necessário ter outras questões.    

No Banco Inter, além de você poder depositar confiança na instituição, o seu dinheiro também será administrado com o máximo respeito, principalmente pelo fato de o banco não cobrar taxas.

Claro que saber se um banco é seguro é estritamente fundamental, mas isso não é o suficiente para determinar se é viável abrir ou não uma conta digital na instituição.

É importante saber o que Banco Inter tem a oferecer, tanto em relação aos seus serviços como as suas vantagens e benefícios.

Essa é uma questão que não deveria importar somente aos mais exigentes, mas sim a todas as pessoas que pretendem abrir conta em tal instituição bancária.

Pensando nisso, resolvemos elaborar alguns pontos positivos a respeito do Banco Inter. Confira!

Comodidade

Esse é, sem sombras de dúvidas, uma das primeiras vantagens que se costuma atribuir ao banco. Certamente esse é um benefício que merece ser destacado, pois não é qualquer instituição bancária que proporciona esse feito.

É de conhecimento geral que se trata de uma conta digital, e isso significa dizer ausência de agências físicas.

Consequentemente, todo e qualquer problema, questão ou pendência deve ser resolvida no conforto da sua casa, por intermédio do seu celular, notebook ou desktop.    

Qualquer eventualidade que ocorra com a sua conta pode ser resolvida pelo seu celular, sem a necessidade de sair de casa.

E isso é uma extrema comodidade apreciada em especial por aquelas pessoas que tem a agenda cheia. É comum colher relato de pessoas que reclamam das enormes filas em agências dos bancos tradicionais, o que resulta em atrasos e muito estresse.

Isso ocorre porque todo problema, por mais simples que seja, deve ser resolvido nas agências, o que ocasiona na superlotação.

Além do mais, há lugares onde o número de clientes não é proporcional a quantidade de agências que a cidade possui, desencadeando ainda mais filas.

No entanto, como no Banco Inter tudo é resolvido pelo app, esses problemas não são pertinentes.

Com a instituição, todo problema pode e deve ser realizado pelo próprio aplicativo, o que maximiza muito o tempo para a resolução de simples problemas.

Pode acontecer, por exemplo, de o seu cartão ser bloqueado. Geralmente, em outras instituições, seria necessário se dirigir até um caixa eletrônico e realizar todo o procedimento de desbloqueio.

Já no Inter, tudo se resolve pelo próprio aplicativo ou com a ajuda de uma atendente. Esses são pequenos exemplos da imensa comodidade que o banco proporciona.

Sem anuidade no cartão de crédito

Certamente essa é uma grande vantagem que deve ser levado em consideração por eventuais clientes, haja vista que esse não é um benefício ofertado por todos os bancos. Inclusive, esse foi um dos grandes fatores que fez com que o Inter fosse bem aceito pelo público.

O que algumas pessoas não sabem é que, além de não haver cobrança de anuidade, também há isenção da obrigatoriedade de pagamento da mensalidade.

Fora isso, deve-se salientar que se trata de um cartão de crédito MasterCard e internacional, o que com certeza é um agravante muito benéfico.

Inclusive, como o Inter é um banco 100% digital, o cartão irá chegar no seu endereço e, para desbloqueá-lo, basta utilizar o aplicativo.

Diferente de algumas instituições financeiras, não é necessário validar o seu cartão em qualquer caixa eletrônico. Aliás, ao solicitar a função crédito, é possível anexar documentos como holerite e declaração de imposto de renda, pois isso facilita as chances de aprovação e o cálculo do limite de crédito.    

Há algum tempo, as pessoas encaravam o cartão de crédito como sendo uma despesa, haja vista que geralmente eles eram acompanhados por taxas abusivas.

No entanto, no Inter, além de não pagar nenhuma taxa. ainda é possível aproveitar de todos os benefícios. Além do mais, outra coisa que vale a pena salientar é que nenhum dos cartões oferecidos pelo banco possui anuidade.

O que acontece é que algumas instituições fornecem apenas a versão mais simples de maneira gratuita, o chamado cartão Gold.

No entanto, quando se solicita outras versões, acaba implicando na necessidade de arcar com mensalidade e anuidade. Contudo, no Banco Inter, isso não ocorre.

Independente da versão que você tiver, sempre ficará isento do pagamento dessas taxas. Ou seja, é possível ter um cartão Gold, Platinum ou mesmo Black sem a obrigação de arcar com essas responsabilidades financeiras.

Além disso, ainda pode-se aproveitar o cashback oferecido pelo banco.

Serviços ilimitados

Clientes convencionais de bancos tradicionais já estão acostumados a pagarem por serviços básicos, bem como TED, DOC, ou até mesmo para saques.

É verdade que segundo o que regulamenta o Banco Central, todas as instituições financeiras devem oferecer a cesta de serviço essencial, mas é de conhecimento geral que se trata de uma cesta bem limitada, o que nem sempre satisfaz os clientes.

Contudo, no Banco Inter, todos esses serviços básicos são completamente gratuitos e ilimitados, e certamente essa é uma grande vantagem.    

Um dos benefícios do Inter é poder transferir gratuitamente e de forma ilimitada. Ou seja, o que muitos bancos tradicionais cobram para que isso possa ser feito, no Inter é completamente grátis.

Dessa forma, acaba-se economizando. Além de tudo, é possível realizar transferência para qualquer banco de forma ilimitada e sem pagar taxas por isso.

Com o Inter, ainda é possível fazer quantos saques quiser através dos caixas eletrônicos do Banco24Horas, cujo limite diário é de três mil reais para pessoas físicas. Inclusive, esse também é um ponto que vale a pena destacar; a possibilidade de abrir uma conta bancária para pessoa jurídica.

Vale a pena abrir conta no Banco Inter?

A principal dúvida das pessoas que estão pensando em abrir conta nessa instituição é se realmente vale a pena abrir conta no Inter, e para responder essa questão, deve-se levar em consideração algumas coisas.

Por exemplo, segundo alguns dados, o banco já ultrapassou a marca de 2 milhões de clientes e, dentre esses, 40% deles utiliza como banco principal, e mais da metade se sentem satisfeitos com os serviços ofertados pela instituição.

O grande medo que os futuros correntistas têm é que o Inter é um banco relativamente pequeno se comparado com instituições tradicionais e, portanto, teoricamente não é tão completo.

Entrementes, apesar de essa ser uma questão relevante, não há motivos para muitas preocupações, pois a verdade é um pouco diferente do que algumas pessoas pensam.

Apesar de não ser tão grande como outras empresas presentes no mercado financeiro, o Banco Inter é uma instituição bem completa, pois possui os mesmos serviços que bancos tradicionais.

Ou seja, ele oferta seguros, consórcios, empréstimos, financiamentos e, além de tudo, também possui uma plataforma de investimentos.    

Algumas pessoas tem a errônea percepção que bancos digitais são limitados se comparados com os grandes bancos.

Em alguns aspectos, até pode ser verdade, mas é importante destacar que o Inter tem a possibilidade de empréstimo, consórcio, seguro, financiamento etc. Inclusive, essa plataforma de investimento também possui as suas vantagens, pois ela também é gratuita e, para utilizá-la, basta ter conta na instituição.

Essa ferramenta está dentro dos moldes oferecidos pelas principais corretoras do país e, em relação aos investimentos, o que mais chama atenção é que o CDB paga 100% do CDI com liquidez diária.

Fora investimento em CDI, também há a alternativa de LCI de três meses que paga 90% do CDI, cujo é sem Imposto de Renda.

E não é somente isso, pois não há taxa de administração para o Tesouro Direto, nem corretagem ou custódia para investir em qualquer um que seja os ativos da bolsa de valores, via home broker.

Como se isso não bastasse, alguns fundos garantem cashback de parte das taxas. Portanto, tendo em vista todas essas questões, facilmente se chega na conclusão de que o Inter é uma conta digital que vale a pena sim.

Após todas essas informações, você certamente deve ter se convencido de que o Banco Inter é confiável, mas, caso não tenha obtido muita certeza, sinta-se livre para realizar o cancelamento da sua conta.

O post termina por aqui, mas esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e, caso ele tenha lhe ajudado, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Até a próxima!