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TUDO sobre correr no frio

TUDO sobre correr no frio

Eu realizei um estudo exaustivo para trazer algumas dicas de como correr no frio.
Há duas semanas eu corri a maratona de SP com um calor de 30ºC. Uma semana depois, as temperaturas caíram para a casa de 15ºC. Em Curitiba bateram 5ºC.
Por isso, o assunto do momento é como correr no frio. Se você está no Rio de janeiro, talvez o frio seja uns 20ºC. Algumas cidades podem considerar 10ºC uma temperatura agradável. Se você estiver visitando um país com temperaturas negativas, pode precisar de cuidados impensáveis para a realidade brasileira.
Então ficam aqui alguns pontos que podem fazer a diferença nessa época invernal.
Ah, no final tem uma dica para quem não suporta sair na rua com frio.

Cuidados diferenciados:
– Vestuário
– gorro
– faixa
– cachecol (?!?)
– agasalho
– quebra vento
– manguitos
– luvas
– meião
– calça
– duas camisetas justas (a de baixo pode ser manga comprida)
– Técnica da cebola: ir descascando conforme vai aquecendo
– aquecimento (pode fazer um aquecimento prévio, ou ir aquecendo aos poucos, conforme o progresso do treino. Pode ajudar: começar correndo a favor do vento)
– protetor labial
– atenção para não ficar gripado
– manter corpo quente após terminar exercício (agasalhar-se, trocar de roupa para não ficar com vestes molhadas de suor, tomar banho quente)
– Opção: quem costuma treinar bem cedo ou à noite, pode verificar se é possível mudar o horário para um momento do dia que esteja menos frio

Cuidados que não podem ser esquecidos (independente da temperatura)
– protetor solar
– hidratação (mesmo que no frio exista uma sensação de que desidrata menos, precisa prestar atenção na reposição)
– alimentação equilibrada
– motivação (tem gente que pensa “hoje está calor, não estou a fim de correr”, mas quando esfria, pensa: “hoje está frio, não estou a fim de correr”)

Analisar se melhora ou piora:
– ritmo (em geral, a época de frio é mais propícia à obtenção de recordes pessoais. Por isso, se você for uma pessoa competitiva, aproveite)
– disposição (pode acontecer de ter uma resistência inicial mais forte, mas depois que começa o exercício fica mais animado)
– dores (é normal sentir mais dor no frio, mas precisa prestar atenção se não está fazendo algo errado)

Fisiologia
– O frio deixa os músculos mais rígidos
– As extremidades do corpo (mãos, pés, orelhas, nariz) são as partes que mais esfriam, e devem ter atenção especial para que fiquem protegidas
– Normalmente o ar fica mais seco, prejudicando a respiração
– Minha teoria é que o ar fica mais denso, melhorando a absorção de oxigênio, mas essa teoria carece de comprovação científica
– Melhora a refrigeração do corpo, mas um frio extremo pode não ser bom
– Em grandes centros urbanos a qualidade do ar piora, aumentando a poluição por causa da inversão térmica
– Sempre que possível, utilize a velha e boa técnica de inspirar pelo nariz e expirar pela boca. O nariz aquece o ar e filtra partículas, melhorando a respiração. Quanto mais intenso o exercício, mais difícil respirar dessa forma.

Opção para quem não suporta o frio de jeito nenhum:
– Corrida Indoor – Academia, ginásio, garagem ou outro local abrigado equivalente
– Deixar de correr não é uma opção 😉

As dicas que passei não são um estudo científico, mas são resultado da experiência que adquiri e de um estudo superficial que fiz sobre o tema. Se você quiser algo mais embasado, fique a vontade de comentar no espaço apropriado.
Se você tiver interesse em dicas de como correr na chuva, aguarde. Em breve farei um vídeo sobre esse tema.

Bibliografia:
https://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/iniciantes/7-dicas-para-correr-no-frio/
http://www.suacorrida.com.br/treino-wrun/dicas-para-correr-no-inverno/
http://www.kalenji.com.br/conselhos/correr-no-inverno-os-10-pontos-incontornaveis-anti-frio-a_22467
http://www.vo2corridaderua.com.br/Dica/como-treinar-no-frio

Corrida no Ar ao Vivo #98 – https://www.youtube.com/watch?v=k2DKpL8F6b0

Como correr à noite – https://www.youtube.com/watch?v=Yt6gYDeMk8s

Local da gravação
Alphaville e Tamboré, Barueri e Santana de Parnaíba
Vias:
Al. Mamoré
Av. Paiol Velho
Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues

Data da gravação: 08/05/2016

Resumo do treino

17.1 km
1:38:53
Pace médio: 5:46/km
1.148 Kcal
Pulsação média: 153
Cadência média: 168
Passada média: 1.03m

GPS:
https://www.endomondo.com/users/8052989/workouts/721869623
http://www.strava.com/activities/569486185
https://connect.garmin.com/modern/activity/1159439679
http://www.mapmyfitness.com/workout/1463744163
https://secure-nikeplus.nike.com/plus/activity/running/Fabio-Homem-de-Mello-Medeiros/detail/9447000000013650090200005953778705647843
https://runkeeper.com/user/fabiohmmedeiros/activity/783790746?tripIdBase36=cynct6&activityList=false&

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