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Série de 6 Exercicios Abdominais Para Definir e Secar a Barriga

Série de 6 Exercicios Abdominais Para Definir e Secar a Barriga

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IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS

Os fatos citados no artigo, “treinamento abdominal”, vêr site, contribuem, segundo (Geraldes, 1993) para que a musculatura abdominal não consiga promover as contrações necessárias sobre o peso e as pressões exercidas sobre as vísceras, dando aparecimento a não raros problemas abdominais, tais como má colocação vísceral, desequilibrio postural, diastases, herniações, má digestão, dentre outros. É muito importante ressaltar que a prática de exercícios abdominais tem sido vasta nas últimas décadas por necessidades estéticas e de saúde da população geral (Ribeiro et al., 2002).

Aqui, estão relacionádos alguns benefícios de uma boa musculatura abdominal (Geraldes, 1993).
Equilíbrio postural
A região abdominal detém um importante papel no equilíbrio postural da coluna, essencialmente na região lombar. Uma musculatura abdominal forte será capaz de equilibrar ou compensar uma hiperlordose lombar, por exemplo.

Sustentação vísceral
A capacidade do ser humano de manter-se em pé aumenta a pressão intra-abdominal que, associada ao peso vísceral, não raramente promove o aparecimento das desagradáveis ptoses abdominais, características de flacidez da parede abdominal.

Eficiência respiratória
Durante o processo respiratório, principalmente na fase de expiração (quando ela é forçada), a influência de uma boa musculatura abdominal pode aumentar a eficiência respiratória, principalmente através do fortalecimento.

Eficiência no processo digestivo
Uma musculatura abdominal forte e de boa tonicidade facilitaria a fase de defecação no processo digestivo.

Prevnção contra as diástases
Há uma teoria que se baseia na veracidade de que músculos abdominais trabalhados ou fortes impediriam o aparecimento de diástases em gestantes.

Prevenção contra traumatismos (baço e fígado)
Em esportes de contato, como as artes marciais, na qual, pancadas na região do tórax e abdome são comuns, a musculatura abdominal trabalhada atuaria como uma cinta protetora para as vísceras, evitando a ruptura do baço e do fígado.

Proteção às áreas abdominais sujeitas a herniaçôes
Na região do abdome, mais especificamente na linha alba (aponeurose que divide o reto abdominal em direito e esquerdo), e na cicatriz umbilical, é o local onde ocorre a maior incidência de processos heniáticos. Portanto, presume-se que um músculo abdominal, cujo tônus seja elevado, difilcimente permitiria a sua aponeurose um afastamento.

Melhora estética
Este seria talvez o fator mais importante para a grande atenção dispensada para os exercícios abdominais nos programas de personal training, lembrando que, por trás da estética, outros fatores promotores de saúde caminham juntos.

Fonte:
Novaes, J. S. & Vianna J. M. Personal Training e condicionamento físico em academ

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