Passo a passo de como regularizar a sua nova empresa

Passo a passo de como regularizar a sua nova empresa

A formalização do seu negócio​​ é o primeiro passo para iniciar suas atividades empresariais, mas é preciso ter cuidado para obter todos os registros, licenças e alvarás necessários corretamente e regularizar a sua nova empresa.

Mesmo depois de ter seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e se registrar na Previdência Social, você ainda precisa de uma série de licenças, registros e alvarás municipais e estaduais para operar legalmente.

A ausência de qualquer um desses documentos pode atrasar ou até mesmo impedir a abertura do seu negócio. Lembre-se de que você precisará de uma autorização diferente para cada filial ativa e/ou formulário corporativo que escolher para abrir sua empresa.

A legislação da cidade e do estado onde sua empresa está localizada também pode exigir registros específicos. Portanto, é importante consultar um contador familiarizado com as leis locais.

Para ajudá-lo nessa importante etapa comercial, reunimos neste guia os principais documentos necessários para iniciar um negócio.

1. Regularizar a sua nova empresa: Encontre um escritório de contabilidade

Você precisa de um contador para regularizar a sua nova empresa. Além de aprender mais sobre como gerenciar e controlar suas finanças, um contador será seu maior aliado na organização do seu negócio e manter tudo em dia dentro da lei. Ainda não tem contador? Encontre Escritório de contabilidade.

Uma empresa de contabilidade pode ajudá-lo com as seguintes etapas.

2. Localização e funcionamento

O principal documento obtido no município é o alvará de funcionamento, que é a autorização final que lhe permite abrir as portas do seu negócio.

Para obtê-lo, você precisa comprovar na prefeitura de sua cidade que reúne todas as condições exigidas por lei para exercer as atividades da empresa. Essas condições podem variar de acordo com a cidade, estado e departamento de atividade.

Antes de se inscrever ou mesmo se registrar no registro comercial, você deve consultar previamente a prefeitura de sua cidade para confirmar se a atividade empresarial de sua escolha pode ser exercida no local onde pretende abrir sua empresa.

3. Contrato social

Basicamente, a formulação dos Estatutos definirá a participação no capital de cada sócio na joint venture, bem como definirá as atividades da empresa e seu funcionamento (modelo tributário, participação dos sócios, etc.) Regularizar a sua nova empresa.

O próximo passo é verificar se o nome e o objeto social da empresa podem ser utilizados para a elaboração do documento, que por sua vez deve ser notariado e assinado por advogado.

Uma dica é avaliar a adequação da sua empresa ao Simples Nacional neste momento, que é uma excelente forma de reduzir as alíquotas e simplificar as formas de pagamento para o fisco.

4. Regularizar a sua nova empresa: Licenças e inscrições

A autorização do órgão fiscalizador é requisito essencial para a obtenção da licença de operação. Eles variam muito, dependendo do ramo de atividade, do local de instalação e até do tamanho da sua empresa.

Algumas atividades comerciais exigem até autorização das Forças Armadas – como empresas envolvidas em artefatos explosivos, guerra e produtos químicos controlados. Os registros e licenças mais comuns são os seguintes:

  • Licenças Ambientais: Obtidas junto aos órgãos ambientais municipais e estaduais e IBAMA. Muitas vezes é exigido por empresas envolvidas em atividades industriais, metalúrgicas, mecânicas, têxteis, químicas, calçadistas, agrícolas.
  • Licenças de Saúde: Obtidas de agências de vigilância sanitária municipal, estadual e federal. Utilizado principalmente por empresas das indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.
  • Fiscalização do cumprimento das normas de segurança: realizada pelo corpo de bombeiros, quase todas as empresas estão sujeitas a esta fiscalização.

Além dos registros e licenças municipais e estaduais, algumas atividades exigem registro em órgãos federais como Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Polícia Federal, etc.

Você deve consultar um contador que, dependendo do seu ramo de atividade e outras características, seja a pessoa mais indicada para orientá-lo na obtenção de todas as licenças e registros necessários para sua empresa.