Charada - Conheça mais sobre a origem e curiosidades desse vilão

Charada – Conheça mais sobre a origem e curiosidades desse vilão

Charada é um dos vilões mais antigos nas HQs do Batman, tendo estreado em 1948, sua presença desde então é quase uma constante nas histórias do homem morcego. Criado por Bill Finger e Dick Sprang, Edward Nygma é um personagem obcecado por charadas e tem um visual bastante marcante, caracterizado por seu terno verde e sua bengala no formato de um ponto de interrogação.

Vamos agora mostrar um pouco mais dos fatos e curiosidades sobre o Charada. Confira!

Curioso como toda criança

Desde pequeno Edward sempre teve muita curiosidade, estando sempre questionando os adultos assim que houvesse uma oportunidade, procurando respostas para tudo, o que o fazia ser uma criança um pouco irritante. E conforme a infância passava essa curiosidade aumentava, até que em um dia de aula a sua professora divulgou um tipo de concurso, onde a criança que resolvesse no menor tempo um certo desafio ganharia um prêmio.

Querendo muito ganhar aquele prêmio e assim conseguir a atenção das outras crianças da turma, Edward ficou treinando muito para o concurso, chegando no dia do desafio e resolvendo o mesmo em apenas 15 segundos, conquistando o tão desejado prêmio, mas deixando as outras crianças com muita raiva.

A monotonia na vida adulta o transformou em um criminoso

Chegando na vida adulta, Edward precisou trabalhar como qualquer pessoa, com horários e tarefas que não o deixavam muito entusiasmado. Tentando fugir disso tudo e aproveitando para se vingar de todo mundo que um dia o colocou de lado durante a sua infância, ele decide se tornar um criminoso.

Mas Edward não poderia ser um criminoso comum, ele precisava criar um personagem para chamar a atenção de todos. Por conta disso ele começou a praticar os seus crimes deixando sempre algum tipo de quebra-cabeça ou charada na cena do crime, fazendo com que isso virasse um verdadeiro desafio para que os policiais e o Batman pudessem solucionar.

Os vilões também possuem ajudantes

Em uma das histórias em quadrinho do Batman, o Charada planejou um assalto ao banco muito complexo, tendo esse plano um nível de dificuldade tão elevado que ele veio a precisar de ajudantes para conseguir executá-lo. E assim que nós leitores conhecemos as personagens Query e Echo, duas ajudantes contratadas por Edward para ajudar naquele assalto.

E mesmo que ele tivesse a ajuda das garotas, além do seu talento disponível para a execução do plano, esse assalto não ocorre como Edward planejou, sendo impedido pelo Batman. Mesmo assim o Charada conseguiu levar uma boa quantia em dinheiro, fazendo com que a sua reputação junto aos criminosos de Gotham crescesse, afinal ele acabou sendo um dos poucos bandidos que escapou do homem morcego.

Quanto Query e Echo, elas acabaram sendo oficializadas como ajudantes do Charada, aparecendo novamente em algumas outras histórias para auxiliar Edward em algum crime.

O Charada enriqueceu?

Depois de muitos anos na vida do crime o Charada conseguiu acumular uma boa fortuna, o que acabou sendo primordial para que o personagem sobrevivesse, pois mesmo que Edward tivesse um intelecto muito elevado, ele não possui qualquer tipo de superpoder, nem força e nem alguma habilidade com armas ou combate. Assim era o dinheiro que acabava por compensar a falta dessas habilidades.

E foi com toda essa grana que o vilão conseguiu desenvolver diversos acessórios, meios de transporte e armas, que o fizeram ser capaz de enfrentar qualquer um que cruzasse o seu caminho, ainda mais se fosse o Batman.

O Charada em diversas mídias

Desde a sua aparição foram diversos os atores que deram vida ao Charada, tanto na TV quanto no Cinema, onde vamos destacar aqui o trio que foi mais importante.

Frank Gorshin

Gorshin foi o ator que deu vida pela primeira vez ao personagem na TV, participando da série Batman, sucesso dos anos 60 e que contava com a participação de Adam West no papel do homem morcego.

Jim Carrey

No ano de 1995 tivemos o brilhante ator Jim Carrey, famoso pelas suas comédias, interpretando o Charada no filme Batman Eternamente, que apesar de não ter sido um sucesso de público e crítica, a sua atuação é praticamente o pouco que se salva nesse filme.

Cory Michael Smith

Mais recentemente, em 2014, o personagem do Charada retornaria às telas através do seriado Gotham, onde o ator Cory Michael Smith dá vida ao personagem. Essa série é focada no comissário Gordon e acaba por mostrar a origem de alguns dos vilões do Batman.