Muitas empresas já migraram seus servidores para o ambiente de nuvem, mas nem todas! Muitas ainda preferem seus servidores localmente.
Nos dias de hoje usamos sistemas para tudo, e por trás desses sistemas existe os servidores. Máquinas projetadas para servir com eficiência os serviços que utilizamos nos nossos dispositivos, como computadores, notebooks e celulares.
Para agilizar nossas tarefas do dia a dia, utilizamos diversos softwares. Esses softwares ficam hospedados em servidores, esses servidores podem estar localmente na sua empresa ou em um ambiente em nuvem, mas qual é a melhor opção?
Para essa pergunta a Holder Tech, empresa especializada em infraestrutura de TI, afirma que o melhor a se fazer é uma análise de custo-benefício, já que a duas opções sem suas vantagens e desvantagens.
Prós e contras dos servidores em nuvem e local
Servidor em nuvem: vantagens
· Escalabilidade e flexibilidade
As soluções de servidor em nuvem oferecem disponibilidade de recursos sob demanda. Isso permite que você aumente ou diminua a escala com base em seus requisitos sem exigir alterações de hardware físico.
· Custo-benefício
O modelo de pagamento conforme o uso da nuvem significa que você pode economizar em CAPEX, eliminando a necessidade de investimentos iniciais significativos em hardware e recursos de suporte.
· Continuidade de negócios e alta disponibilidade
Os provedores de nuvem normalmente garantem 99,9% ou mais de tempo de atividade, para que você possa contar com seus dados acessíveis em qualquer lugar e proteções de dados integradas que protejam seus dados até certo ponto (mais sobre isso mais tarde).
· Manutenção e atualizações
: os provedores de nuvem cuidam da manutenção e das atualizações para que você possa ter certeza de que sua infraestrutura permanece atualizada com a tecnologia mais recente, sem custos ou esforços adicionais.
Servidor em nuvem: desvantagens
· Problemas de latência e desempenho
Como o servidor está em infraestrutura fora da sua empresa, a latência de rede pode ser um problema, já que você vai depender não só da sua internet como do tráfego geral da internet. A distância percorrida pelo tráfego de rede, número de saltos de rede, volume de dados e desempenho do servidor. A latência pode causar gargalos e desacelerar os aplicativos, interrompendo as operações de negócios e afetando a produtividade.
· Limitações de controle e personalização
Os ambientes em nuvem são altamente configuráveis, mas há limites quando você compara a hospedagem em nuvem com servidores locais. Isso pode ser um problema se sua organização tiver requisitos exclusivos de processamento ou segurança.
· Custos contínuos
Os serviços em nuvem, são pagos mensalmente e no caso do Brasil esse serviço é cotado em dólar e caso o valor da moeda subir o valor da mensalidade sobe, além do valor do dólar existe o reajusto no preço do serviço.
· Preocupações com a segurança
É aqui que entra o Modelo de Responsabilidade Compartilhada. Embora você possa ter certeza de que seu provedor de nuvem está fazendo o possível para proteger sua infraestrutura, proteger seus dados é sua responsabilidade. Sem a solução adequada de proteção de dados, pode ser demorado, complexo e intensivo em recursos.
Servidor em local: vantagens
· Controle absoluto
Quando você possui seus servidores, você controla completamente seus sistemas de hardware e software. Isso permite configurações personalizadas e acesso imediato sem depender da conectividade com a Internet ou se preocupar com a latência.
· Desempenho previsível
Ao contrário das soluções em nuvem, os servidores locais normalmente oferecem aos usuários locais acesso mais rápido aos dados e velocidades de processamento. Isso pode ser essencial para aplicativos com uso intensivo de dados.
· Segurança e conformidade
Quando você tem controle físico sobre seus servidores, pode garantir que atenda aos mais rigorosos requisitos de segurança e conformidade. Isso pode ser especialmente importante em setores altamente regulamentados, como saúde e serviços financeiros.
Desvantagens dos servidores internos
· Altos custos
iniciais e contínuos É preciso CAPEX para comprar o hardware, software, instalações e recursos necessários para uma configuração de servidor interno. Uma vez instalado, os custos contínuos de energia, manutenção e pessoal podem aumentar rapidamente.
· Limitações
de escalabilidade O dimensionamento da tecnologia interna pode ser lento e caro, muitas vezes exigindo despesas de capital adicionais e causando tempo de inatividade enquanto o novo hardware é integrado e configurado.
· Complexidade
Adicional quando você usa servidores baseados em nuvem, a interface do seu provedor normalmente facilita relativamente o gerenciamento de seus dados. O gerenciamento de sistemas internos díspares pode criar complexidade que drena recursos.

E se existir uma terceira opção?
Como pode ver, existe diversas vantagens e desvantagens nas duas opções, isso que não detalhamos todas as possibilidades. Nesse artigo estamos comparando a compra de um servidor e o uso de um servidor em nuvem, mas existe uma terceira opção que pode mesclar os benefícios das duas soluções.
A Holder Tech, especializada em gestão de TI fornece o serviço de locação de servidor. A empresa fornece o equipamento e a gestão caso a sua empresa não tenha uma equipe apropriada para configurar e gerenciar o servidor.
No ambiente de nuvem, o CAPEX é um benefício, já na compra de um servidor local é uma desvantagem, agora na locação de servidor o CAPEX é uma vantagem já você não vai precisar dispor desse capital. No ambiente de nuvem a latência da internet pode ser um problema de desempenho, mas com o servidor localmente você tem menos latência já que não vai depender 100% da internet.
Qual das três opções é a certa para o meu negócio?
Existem empresas que usam as duas opções, servidor local e servidor em nuvem. Existe muitos fatores a ser analisa para escolher a melhor opções, tem empresas que estão começando e um servidor local com uma configuração de entrada atenda a sua demanda em médio e longo prazo, para empresas que estão em expansão um servidor em nuvem pode ser a melhor opções, mas tudo depende da real necessidade do seu negócio.
Como informado no início desse artigo, uma análise detalhada é necessária, em alguns cenários o ambiente em nuvem fica mais caro que comprar ou alugar um servidor. Isso vai depender do tipo de sistema que vai rodar, o tempo que o servidor vai ficar ligado, a quantidade de recursos como disco rígido para armazenamento e memória RAM vai na configuração.
Um ponto em comum com as três opções tem, é a necessidade de uma gerência, mesmo que a nuvem tenhas suas automações é necessário ter conhecimento técnico para gerenciar esse ambiente, bem como um servidor local.
A Holder Tech tem a expertise para te ajudar na melhor escolha, o equilíbrio certo garante que você aproveite os benefícios dos servidores internos, em nuvem ou locação de servidor.
