A população de hoje está ficando com maior longevidade e tendo menos filhos, aumentando assim a quantidade de pessoas idosas. Isso faz com que a necessidade de cuidador profissional cresça.
Se você pretende cuidar de idosos saiba que tudo é regularizado pelo Ministério do trabalho, dessa forma uma grande oportunidade de trabalho aparece, mas o importante é gostar do emprego para construir uma boa relação.
Muitos entes queridos por falta de tempo e outros motivos preferem passar o idoso por um profissional que pode auxiliar em todo tempo e tipo de necessidade que são afetadas pela idade, como saúde mental e física.
Então veremos 3 atitudes que são fundamentais nesse cuidado profissional
Cuidador de idosos 3 atitudes fundamentais desta carreira
Antes de mais nada é importante dizer que aqui estão conteúdos que irão falar de uma maneira geral sobre o trabalho. Se quiser aprender mais a fundo, recomendo ir atrás de um curso de cuidador de idosos.
Vale a pena o investimento de tempo, visto que há opções até mesmo gratuitas. E claro, você pode contar com excelentes materiais de apoio após iniciar seus trabalhos com outros profissionais da área.
Praticar empatia e respeito
Antigamente o respeito com as pessoas de mais idade eram bem maiores, em alguns países essa atitude é mais evidente, como em lugares como o Japão. Mas independente da idade todos merecem respeito porque cada pessoa tem o seu espaço.
Diante disso dá para se notar que a população de pessoas de idade aumentou, e muitos filhos e netos colocam entes queridos em casa para idosos ou pagam para ter o trabalho em casa.
O cuidador de idoso quer seja em um núcleo ou de forma particular terá desafios emocionais onde sua maturidade emocional e profissionalismo será colocado em cheque. Isso porque cada pessoa tem o seu jeito peculiar de ser.
Por isso uma das atitudes fundamentais é ter empatia e respeito. A empatia mostra como você compreende a outra pessoa, se colocando no lugar dela, porque existe um abismo entre o que ela passou e o que você viveu, além da mente dele pregar peças.
A empatia envolve 3 pontos importantes para que você entenda, ou seja, o afetivo, que é tanto o compartilhar como compreender o lado emocional das outras pessoas, o cognitivo, que o deliberar sobre o estado emocional do outro e a regulação, que é o como agir.
Já o respeito, que é algo cada vez mais escasso, envolve o modo como você considera o idoso, assim não tomará atitudes deliberadas, não agirá fora dos padrões da consideração.
Considerando esses detalhes o seu padrão psicológico não ficará desorientado nem deixará uma carga ruim no idoso.
Ser paciente
Quanto mais aumenta a população e a disputa por espaço em nosso meio, como em um transporte, fila para ser atendido numa caixa, ou problemas familiares a paciência é deixada de lado.
Isso pode afetar em todo tipo de trabalho, porque muita correria e atos estressantes podem ser passados para o trabalho e afetando as pessoas ao nosso redor. Isso é bom considerar, pois os idosos também trazem uma carga da família.
Os idosos passaram por tantas coisas na vida e grande experiências onde muitas delas podem carregar várias cargas de frustração que podem vir à tona na idade avançada. Sendo assim, é normal eles passarem isso para o cuidador.
Umas das formas de passar é através de uma carga de estresse onde o idoso trata com certa chateação o cuidador, assim é necessário ter paciência e tentar compreendê-lo. Isso é possível respondendo de modo positivo, mostrando compaixão.
Outra que acontece é a grande carência que ele sente, dessa forma sente uma grande necessidade de conversar e passar muita informação de coisas que aconteceram na vida dele.
A melhor maneira de agir é dando atenção e conversando, trocando um bom diálogo, fazendo perguntas, admirando certos feitos, sem hipocrisia é claro.
Além disso, o idoso repete muitas coisas nas conversações, a memória dele já não é mais a mesma, então você deverá considerá-la.
A teimosia em fazer certos tipos de coisas também acontecem, algumas vezes ele pode querer sair de um lugar e descer uma escada para provar que ainda está inteiro, então a sua paciência deve novamente ser exercida.
Então a paciência deverá ser uma virtude exercitada a cada dia, porque a cada tempo que se passa tende a piorar as reações do idoso.
Saber identificar os problemas de saúde
Muitas doenças andam por aí e várias podem ser fatais, então como o idoso está com o sistema imunológico mais fraco ele pode sofrer uma enfermidade repentina. Assim qualquer tipo de alteração deve ser considerada.
Por isso é importante observar as mudanças de humor, algum tipo de alteração de cor e elevação na pele, alguma coceira que não passa, alteração na voz, mudança de apetite repentino.
Tudo isso deve ser levado em consideração para que assim o idoso possa ser cuidado a tempo de evitar uma possível fatalidade.
O que deve ser bem apreendido e levado em grande consideração pelo cuidador é conhecer vários tipos de doenças e como é suas manifestações, e principalmente as que mais afetam os idosos.
Neste caso pode ser positivo não só ter conhecimento de um curso de primeiros socorros, mas também fazer um curso de cuidador de idosos.
Aprendendo sobre as principais enfermidades o cuidador poderá descobrir a tempo um problema e até oferecer os primeiros socorros, para que assim dê tempo de chegar a ajuda dos profissionais de saúde.
A precisão fará toda a diferença entre a vida e a morte nesses casos que podem ser delicados. Nessa hora aquela paciência que já foi apresentada aqui também fará diferença, da mesma forma a empatia por um sofredor.
Conclusão
Ser cuidador de idoso não é uma tarefa fácil e deve ser muito bem considerado os seus desafios. Porém quem gosta do trabalho certamente levará com mais naturalidade e saberá lidar com todo o processo.
A importância de um bom preparo que foi apresentado aqui é muito boa para que o andamento do trabalho se aperfeiçoe e conquiste tanto o idoso como a família que está de olho no trabalho.
A idade chega para todos e a mudança acontece, assim será todos nós, mas embora ainda que você não tenha chegado em determinada idade é importante considerar as pessoas idosas e respeitando elas.
Se você pretende trabalhar como cuidador, faça da melhor maneira possível considerando tanto a pessoa que será cuidada como a importância de seu trabalho.
Transforme o seu trabalho em um privilégio e então terá grande sucesso no que irá fazer, olhe o idoso como uma pessoa e não como o seu ganha pão.
Qualquer dúvida estou à disposição, ok?
Até a próxima!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.