É preciso ter um curso para exercer a função de porteiro?

Se você acha que tem o desejo e o perfil certo para trabalhar com a portaria de condomínios residenciais, prédios e centro comerciais, o Curso de Porteiro é uma excelente forma de aumentar as suas chances de conseguir um excelente emprego no setor da portaria.

porteiro

O curso tem o objetivo de preparar o profissional para saber trabalhar com a recepção de visitas, com recebimento de encomendas, com o tráfego da entrada e da saída do condomínio e das demais atividades que permeiam a rotina de trabalho de um porteiro.

O trabalho do porteiro vai além do que abrir simplesmente os portões e as portas. O profissional da portaria deverá saber orientar todos os moradores e os visitantes em diversas situações, e por isso, o porteiro deve ser um profissional muito responsável e muito bem preparado. O trabalho do porteiro é muito importante para a manutenção e para a segurança de prédios, condomínios e de clubes.

A grande maioria dos Cursos Online desta área foram desenvolvidos com a finalidade de investir totalmente na formação desses profissionais. Os assuntos que são abordados são: atendimento em portaria, atualização do painel de informações, controle do fluxo de entrada e saída de pessoas e de veículos, atendimento aos moradores e visitantes, controlar as vagas de garagem, controlar o limite máximo dos elevadores, cuidar das entregas, entre outros.

Neste artigo abordaremos sobre o curso de porteiro. Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Conheça o curso de porteiro


O curso de porteiro não é algo obrigatório para exercer a função de porteiro, porém é fundamental para melhorar o seu profissionalismo e aumentar as chances de contratação. Muitas empresas são os responsáveis por administrar os condomínios, e por isso buscam por porteiros que sejam capacitados e extremamente profissionais.

Pré-requisitos para exercer a profissão de porteiro


  • Ter no mínimo 18 anos de idade
  • Ter ensino fundamental completo

Disciplinas do curso


  • Controlar o fluxo de pessoas;
  • Segurança na cabine;
  • Atendimento aos visitantes;
  • Atendimento aos moradores;
  • Noções de informática;
  • Prevenção e combate a incêndios.

O que faz um porteiro


Com o aumento populacional, muitas pessoas estão começando a morar em condomínio, e isso se tornou algo cada vez mais comum entre os brasileiros. Hoje, os prédios são construídos para acomodar uma grande parcela da população em um pequeno espaço. Porém, a escola por este tipo de moradia é muito comum para os que buscam uma habitação com mais praticidade e segurança.

Em todos os condomínios sempre haverá uma equipe de profissionais, e os porteiros farão parte dessa equipe. Ele será o responsável por manter o lugar com um bom funcionamento dos serviços prestados e a ordem entre as pessoas.

Através de um porteiro, o condomínio vai se tornar mais seguro e prático para todos os moradores. Mas, não serão apenas as áreas residenciais que este profissional pode atuar, existem muitos prédios comerciais e complexos empresariais que precisam do trabalho de um porteiro para que o ambiente funcione.

A seguir, veremos algumas obrigações de um porteiro, elas são:

  • Receber e distribuir a correspondência destinada aos moradores
  • Transmitir e cumprir as ordens;
  • Zelar pela segurança, ordem e respeito entre os moradores.

Perfil profissional do porteiro


Veja a seguir sobre as habilidades que o porteiro deve desenvolver.

Ser profissional


O porteiro deve sempre participar e ajudar da melhor forma todos os moradores, com muito profissionalismo. Mesmo que seja de maneira indireta, é muito natural que o porteiro desenvolva uma relação de coleguismo entre os colegas de serviço e entre os moradores. Porém, é fundamental sempre se portar de maneira muito profissional perante os moradores e visitantes do local, a formalidade jamais deve ser deixada de lado.

Ser pontual com as entregas e com os recados


Os porteiros são intermediários na comunicação dos prédios e dos condomínios. E por isso o profissional da portaria sempre deve ter muita atenção e pontualidade. Com o objetivo de auxiliar na tarefa, recomendamos que o porteiro crie um hábito de sempre realizar anotações em cadernetas e lembretes no celular. Com isso, o porteiro vai evitar confusões entre os condomínios.

Memória fotográfica


Sabemos que muitas pessoas não têm memória fotográfica, porém, se o porteiro buscar aperfeiçoar a sua memória, ela vai auxiliar muito no controle de fluxo do condomínio, a memória vai ajudar muito em tornar o local ainda mais seguro para os moradores.

E que isso ocorra, o porteiro deve desenvolver a sua capacidade de observação e buscar sempre relacionar o rosto de cada morador com o número de seu respectivo apartamento. E além disso, indicamos que o porteiro também memorize os rostos dos principais visitantes de cada apartamento.

Ser comunicativo


Ser comunicativo é uma ferramenta essencial para que as funções dos porteiros sejam cumpridas com muita excelência. É sempre bom estar disposto a conversar e a solucionar com os problemas que se referem à portaria do condomínio.

Salário de porteiro


A média salarial de um porteiro é de R$ 1.136,24. Porém, é válido ressaltar que os salários tendem a mudar de acordo com o estado, tempo de trabalho e a empresa em que o profissional está prestando os seus serviços. Todos os porteiros que trabalham no período noturno vão receber um adicional, e consequentemente, o salário tende a ser em média de 30% a 40% mais alto do que a média estimada.

Depois de ler sobre” é preciso ter um curso para exercer a função de porteiro”, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Postagem Anterior Próxima Postagem