Dicas para digitar mais rápido

Digitar mais rápido é algo que praticamente todos almejam, especialmente quem trabalha em contato direto com a informática.

Digitação

Mas, antes de qualquer coisa é importante ter em mente que o desenvolvimento desta habilidade requer algumas práticas, que nem todos nós conhecemos.

Por essa razão, no artigo de hoje estamos trazendo algumas dicas que facilitam o processo de domínio desta habilidade.

Então, se deseja aprender a digitar mais rápido de forma simples e prática, tudo o que precisa fazer é continuar conosco até o fim deste conteúdo!

Por que é importante digitar rapidamente?


A digitação é uma habilidade admirada desde que a moda era as tradicionais máquinas de datilografia, usadas para redigir textos.

Com o avanço do mercado isso mudou um pouco, mas de forma alguma a digitação deixou de ser importante, já que se tornou fundamental para o uso dos computadores.

No entanto, não podemos deixar de considerar que o mercado demorou um pouco para popularizar o uso do computador, de forma que poucos tinham como treinar sua habilidade com digitação.

Mas, com o passar dos anos isso mudou, de forma que num piscar de olhos o mercado de trabalho se tornou altamente tecnológico, o que exigiu qualificação na área aos profissionais.

Hoje em dia é praticamente impossível encontrar alguma função que não lide com o computador, sendo que algumas delas trabalham o dia todo em frente a uma tela.

Com isso, digitar mais rápido passou a ser o desejo de muitos, já que isso traria muito mais facilidade ao dia a dia profissional.

Mas, nem só de trabalho vive a sociedade, de forma que os teclados também estão em outras áreas, como: entretenimento, comunicação, lazer, entre tantas outras.

Por isso, saber digitar com rapidez pode facilitar e muito o dia a dia, de forma que todos nós deveríamos dominar tal habilidade!

Dicas para facilitar a digitação


Até o momento falamos bastante sobre a necessidade de saber digitar bem, de forma que certamente você ficou ainda mais ansioso para dominar essa habilidade.

Mas, é bastante provável que você também tenha ficado preocupado, especialmente se já tentou digitar por diversas vezes, mas nunca conseguiu a rapidez desejada.

Isso ocorre principalmente porque acabamos tentando de todo jeito, mesmo sem entender sobre as melhores técnicas e formas de digitar com eficiência.

A boa notícia é que neste artigo vamos te passar algumas dicas que tornarão esse processo ainda mais simples e prático.

Portanto, esqueça os treinos árduos, que exigem que você fique horas e horas em frente ao teclado tentando, pois aqui passaremos algo bem mais dinâmico e eficiente.

Dito isso, prepare o seu teclado, pois com as dicas a seguir você estará pronto para começar o quanto antes!

1. Use os equipamentos certos


Quando falamos em digitação muitas pessoas logo pensam em posicionamento das mãos e memorização das teclas.

Estes até são pontos importantes, mas existe algo que interfere muito no desenvolvimento da habilidade e que poucos sabem, sendo este justamente o equipamento escolhido.

O uso de um teclado ruim pode atrapalhar e muito o desenvolvimento da técnica, já que traz mais dificuldade e torna o processo mais lento.

Quando começamos a digitar é natural procurarmos por um teclado baratinho, não dando atenção ao nível de maciez e qualidade do mesmo.

Mas, mesmo que não se perceba de imediato, alguns teclados têm uma qualidade baixa, o que torna as teclas mais duras, ou até mesmo faz com que elas travem.

Nesse caso, você terá muito mais dificuldade em desenvolver a rapidez, já que terá que dar maior atenção a cada uma das teclas, já que são mais difíceis de apertar.

Por isso, se deseja digitar mais rápido, saiba que escolher bons equipamentos é um passo fundamental para que o processo seja mais rápido.

Mas, tenha atenção, pois não é apenas o teclado que deve ser de boa qualidade, já que o assento e a mesa escolhidos também devem ter a altura correta.

De todo modo, escolha algo que te deixe confortável, e assim todo o processo será mais simples.

2. Não deixe de treinar


Para muitas pessoas pode parecer bobo, afinal de contas, para que vamos digitar, quando não há necessidade?

No entanto, como você espera dominar uma habilidade sem treino?

Por mais que seja conhecida toda a parte teórica e técnica, de nada estas servem se não forem colocadas em prática.

Por isso, uma das dicas para digitar mais rápido é separar um tempo para treinar essa habilidade.

Em um curso de digitação você aprende tudo sobre as técnicas para digitar bem, mas não podemos nos esquecer que tal habilidade exige práticas motoras e cognitivas.

Ambas só podem ser desenvolvidas por meio da repetição, que é o que permite criar padrões próprios que te ajudem a digitar mais rapidamente.

Sendo assim, nem que seja apenas para digitar um texto comum, sem nenhuma serventia, saiba que este é um bom meio de treinar a habilidade.

Por isso, separe algumas horas do seu dia para esta atividade, e em pouco tempo poderá notar mudanças significativas!

3. Opte pelo aprendizado técnico


Até o presente momento falamos bastante sobre a importância de incluir a prática no dia a dia, já que é por meio dela que se aprende com mais facilidade.

Mas, não podemos nos esquecer de que apenas a prática pode acabar nos fazendo criar padrões negativos, que nos façam digitar de forma confortável, porém prejudicial.

Você já reparou que existem pessoas que digitam com grande rapidez, mas fazendo uso de apenas os dedos indicadores para teclar?

Esse tipo de padrão é negativo, pois acaba criando uma sobrecarga nesses dedos, o que com o tempo facilita o aparecimento de lesões.

Esse é apenas um exemplo de malefícios que podem ser resultantes da ausência de aprendizado técnico, sendo importante prestar atenção neste ponto.

Por isso, ao pretender digitar mais rápido, tenha como passo inicial um curso de digitação, já que assim é possível aprender pelo caminho certo.

Esse tipo de curso serve tanto para quem não tem nenhuma experiência com informática, quanto para quem já tem e deseja aperfeiçoar suas habilidades.

Dito isso, seja qual for o seu caso, não deixe de colocar as dicas em prática, pois certamente poderão te ajudar em todo o processo!
Postagem Anterior Próxima Postagem