Welcome to

SP2040.net.br – Veja como viver bem em São Paulo

Home / Onde Correr em SP / TAF – Teste de Aptidão Física

TAF – Teste de Aptidão Física

TAF – Teste de Aptidão Física

TAF – Teste de Aptidão Física

O que é?
– Teste de 12 minutos onde o candidato precisa correr pelo menos 2,4Km
– Existem outros tipos, mas vou mostrar apenas o de corrida.

Para que serve
– Oficialmente, serve para verificar se os candidatos tem um mínimo de condicionamento físico.
– Na prática, serve para verificar se os candidatos não são muito sedentários.
– Em alguns casos, esse teste é eliminatório. Se não fizer a distância mínima, não continua no processo.

Conceitos básicos
– Os corredores costumam informar o ritmo (também chamado de pace) em minutos por km
– Então, 15km/h são 4min/km, 12km/h são 5min/km, 10km/h são 6min/km
– Fica mais fácil dizer e entender 5:10/km, ao invés de 11,6km/h principalmente pq a referência é a parcial de 1km, e não de 1h

Como funciona o TAF para corrida
– O candidato precisa correr 12 minutos (também conhecido como teste de Cooper), e precisa fazer pelo menos 2,4km
– Isso dá uma média de 5min/km
– Não é um ritmo difícil para quem está acostumado a correr, ou mesmo para quem joga futebol regularmente, por exemplo. Mas os sedentários com certeza terão dificuldade.

Como se preparar para o TAF
– O ideal é ter uma orientação de um professor ou treinador. Você pode consultar uma assessoria de corrida, ou se matricular em uma academia.
– Provavelmente, para quem não corre absolutamente nada, a orientação inicial vai ser uma caminhada de uma hora, seis dias por semana, para começar a acostumar. Pelo menos 5Km nas primeiras vezes, aumentando o ritmo até bater 6km em uma hora.
– Para quem já faz alguns trotinhos, ou para os que já fizeram a iniciação na caminhada, o passo seguinte vai ser algo como meia hora de trote lento.
– Para quem consegue fazer meia hora de trote lento, o próximo passo é aumentar o ritmo. Serão necessários, por exemplo, alguns tiros de 5 minutos em ritmo forte (precisa ficar ofegante), intercalados com 2 ou 3 minutos de recuperação (parado ou andando), até totalizar 30 minutos.
– Os treinos de tiro devem ser alternados com treinos mais tranquilos, porém mais longos, de 40 ou 50 minutos. As corridas devem ser realizadas 4 ou cinco vezes por semana.
– Uma ou duas vezes por mês você pode fazer o teste de 12 minutos, no ritmo mais intenso que puder. Anote a distância de cada teste para avaliar o progresso.
– Para essa preparação, não precisa treinar subida. Se você quiser evoluir nas corridas para participar de provas, aí sim pode incluir ladeiras nos seus treinos.

Estratégia
– Depende de cada um. Alguns preferem começar bem forte, e no final o ritmo diminui porque não aguentam mais.
– Outros preferem manter um ritmo constante o tempo todo.
– Alguns preferem começar mais lentos e depois aumentam o ritmo.
– Aparentemente, a opção que dá mais resultado é a primeira, mas vale a pena fazer vários testes prévios para verificar qual é a melhor estratégia para você.

Observações
– Quem está com sobrepeso pode ter um pouco mais de dificuldade, seja por obesidade ou por ser forte mesmo. Mas isso não é impeditivo. Eu conheço gordinhos e fortões que correm em ritmo mais forte que isso.

Conclusão
– O TAF pode ser tranquilo para alguns, e difícil para outros. Mas não é impossível, mesmo para os sedentários. Com certeza vai levar mais tempo para essas pessoas estarem preparadas, mas vale à pena.
– A preparação para o TAF pode ser a oportunidade de começar a manter um hábito saudável.

Quem tiver algum tipo de dúvida, pode escrever na área de comentários, que eu tento ajudar.

Data da gravação: 04/06/2016, sábado, de manhã
Local da gravação: pista de corrida e caminhada da alameda Mamoré, Alphaville, Barueri/SP

To get the latest update of me and my works

>> <<