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Nutricionista dá dicas de emagrecimento saudável!

Nutricionista dá dicas de emagrecimento saudável!

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Nutricionista dá dicas de emagrecimento saudável!

Saiba distinguir quando come porque tem realmente apetite (fome) de quando come apenas por “gulodice”, por estar aborrecido ou porque alguém à sua volta está a petiscar alguma coisa. Para domar o seu apetite e perder peso há que comer bem!
coma apenas até se sentir saciado, ou seja, sem fome. Isto porque normalmente comemos até nos sentirmos cheios, o que significa que já foi demais!
Comer mais vezes ao longo do dia, mas em menor quantidade, tem grandes vantagens!
Passar fome ou pular as refeições não é uma dieta, é prejudicial para a saúde. Os estudos comprovam que quem emagrece naturalmente, com recurso a uma dieta progressiva e saudável, terá maior probabilidade de manter o seu peso a longo prazo, ao contrário de alguém que recorre a uma dieta “louca” e rápida.
Nunca é demais focar a importância de um bom café da manhã. Se sair de casa sem a energia necessária para enfrentar mais um longo dia, não é apenas a sua barriga que vai reclamar! O cansaço, a desconcentração e a má disposição irão tomar conta de si e, quando a fome chegar, vai devorar tudo o que lhe aparecer à frente. Se não estiver habituado à primeira refeição do dia, treine o seu corpo para aprender a gostar novamente do café da manhã: comece com um iogurte ou leite com achocolatado, adicione duas torradas integrais e uma fatia de queijo branco.
Dentro do possível concentre-se nos alimentos, coma devagar, mastigue bem, saboreie cada garfada, fazendo várias pausas até terminar. Se seguir este processo será mais fácil perceber do momento em que já está satisfeito.
Quando se sentar à mesa, procure não encher o prato em demasia, se não, vai sentir-se na obrigação de comer tudo, mesmo que já não lhe apeteça nem mais uma garfada. Analise a sua dieta atual, principalmente, as comidas que engordam ou que se enquadram na roda de alimentos pouco sadia. Engordamos por um motivo muito simples: ingerimos mais calorias do que aquelas que gastamos. Por isso, há que cortar o mal pela raiz, ou seja, eliminar (ou reduzir) o consumo de alimentos que não condizem com uma alimentação saudável, começando pelos doces, as refeições pré-cozinhadas, os fritos, os petiscos e os salgadinhos; os refrigerantes e as bebidas alcoólicas; as carnes gordas (as de ganso e de pato também se incluem aqui); os molhos muito saturados; queijos gordos, os enchidos e as salsichas. Evite estes alimentos porque são altamente calóricos, não saciam e não trazem qualquer benefício nutritivo!
Segue-se então a substituição de alguns alimentos, pequenos gestos que vão fazer uma grande diferença na sua ingestão diária de calorias. Pode, por exemplo, trocar o leite integral, a manteiga, o queijo amarelo e os iogurtes integrais, pelos magros; em vez de maionese, opte por colocar mostarda; em vez de açúcar, tome o seu café com adoçante ou abdique de ambos; troque um hambúrguer por uma sanduíche de frango grelhado com tomate e alface; esqueça as batatas fritas e asse uma batata em papel de alumínio para acompanhar o seu bife grelhado; quando for à padaria traga pão de mistura, centeio ou integral.
Junte vegetais a tudo: salteie com massa ou arroz, acompanhe com um peixe grelhado, como recheio de uma boa omelete ou para fazer uma pizza vegetariana. Fonte de energia preciosa, os vegetais ajudam a acelerar o seu metabolismo.
Coma fruta! Para além de saciar a fome, está recheada de vitaminas e nutrientes e há uma grande variedade por onde escolher.
Comer mais, sentir-se saciado e perder peso é possível, se escolher alimentos como: ovos (rico em proteínas); sopas (poucas calorias e muitas vitaminas, minerais, fibras e água); guisados; cereais, massa e pão integral; carne magra (especialmente frango e peru); peixe (possui Ómega 3, uma gordura saudável e fósforo, que é excelente para o cérebro), tofu, nozes, leguminosas (ervilhas, favas, feijão, soja, grão) e legumes (os de folha escura fornecem cálcio, ferro e antioxidantes).
Use e abuse das fibras! Estas maravilhas da dieta moderna enchem e demoram a digerir, o que o vai deixar satisfeito durante mais tempo. Como não são absorvidas pelo organismo, são ainda o aliado perfeito para regular o trânsito intestinal.

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Link do vídeo:http://youtu.be/S-disBh3ov0

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